Comer, Beber e Afins: A comida que é a cara de Rio Preto está na Estância Caipira

A comida tem sabor da roça e está sempre quentinha.

A Estância Caipira é daqueles restaurantes que lembram a casa de nossas avós, lá na fazenda. Lá tem fogão à lenha, comida boa e o atendimento é self service. Você come à vontade por R$25 com direito a refrigerante, dois tipos de sucos e sorvete de sobremesa.

O cardápio traz tudo que é tradicional numa cozinha do sertão: torresmo, galinhada, tutu de feijão, arroz com carne de porco, virado à paulista e feijoada, além de outros pratos. A feijoada é servida duas vezes por semana: às quartas e sábados. Lá também tem churrasco e um cupim casqueirado que já é conhecido do rio-pretense. Dona Sônia Botelho, a proprietária, era dona da antiga Casa do Cupim e hoje serve na Estância Caipira o mesmo cupim que a consagrou na época que administrava o antigo restaurante.

A Estância Caipira possui duas unidades em Rio Preto: uma no bairro Mansour Daud e outra no Boa Vista. O empreendimento deu tão certo que a família já tem projeto para abrir a terceira unidade. “Esse negócio é a vida da minha família. Trabalhamos sempre juntos e temos planos para mais uma casa”, explica dona Sônia. Ela conta com os três filhos e três netos na administração do negócio. A empresa familiar oferece comida típica da região e tem também um espaço externo com redes para descanso após a refeição.

Diariamente são atendidas 300 pessoas na casa. Aos sábados o volume costuma aumentar e chega a 450. Aos feriados e sábados o preço é R$30, mas vale a pena.
A Estância Caipira funciona de segunda à sábado, das 11 às 14h30. A unidade maior fica na Avenida Governador Adhemar de Barros, 1.400, bem no acesso da rodovia Washington Luiz à avenida Murchid Homsi. A segunda unidade fica na Rua Raul de Carvalho, 860, na Boa Vista. Na unidade Boa Vista não é servido churrasco. Para informações e reservas: 17- 3512-9667 ou 17-3304-0005.

A Estância Caipira funciona há 3 anos em Rio Preto e deve abrir a 3a. unidade em 2018.

Galinhada da Estância Caipira

Sônia Botelho

Ingredientes:
1 kg de coxa e sobrecoxas de frango temperada a gosto
1 cebola picada
1 pimentão
1 porção de milho verde
Azeitonas
1 porção de cheiro verde picado
Sal
3 copos de arroz cozido

Modo de preparo
Refogue o frango e desfie muito fino. Volte ao fogo e acrescente os ingredientes e deixe cozinhas por alguns minutos. Acrescente o arroz ao frango. Acerte o tempero. Sirva com cebolas em rodelas e cheiro verde por cima

 

Chico no Shopping: cerveja gelada com petiscos e música

Os sócios Rogério Lopasso Tosi, Ronaldo Castro Couto, Weber Luidi Ribeiro e
Alexandre Zanin no lançamento do evento.

A partir da próxima sexta-feira (10) até domingo (12) o Riopreto Shopping recebe o Chico no Shopping, uma iniciativa que vai movimentar o estacionamento do centro de compras, com comida, música ao vivo e 30 variedades de chopes premiados em concursos internacionais.

O Chigo Barrigudo é um bar localizado no bairro Jardim Yolanda, em Rio Preto, especializado em cervejas artesanais e chopes. O projeto no shopping é resultado de uma parceria com o Riopreto Shopping e inclui shows de música ao vivo. “Nós realizamos cinco edições do Chico na Rua e uma edição especial Oktoberfest. Daí surgiu o convite do Riopreto Shopping para levarmos essa experiência para lá, tem tudo para ser sucesso”, destacou Alexandre Zanin, proprietário do pub Vila Dionísio e do Chico. O point Chico Barrigudo também tem os sócios Rogério Lopasso Tosi, Ronaldo Castro Couto e Weber Luidi Ribeiro.

O evento vai oferecer opções exclusivas de cervejas e chopes entre eles, a Lohn Catharina Sour Uva Goethe, considerada a melhor cerveja do mundo na categoria Flavored Fruit & Vegetable no World Beer Awards, premiação realizada em Londres no dia 10 de agosto de 2017.

A grade de shows traz Marvivo (Titãs, Paralamas, Skank…), Bogotá (Cidade Negra, Natiruts, Armandinho, Planta & Raiz…), Johnnie Rock (Barão Vermelho, Cazuza & Frejat) e Contos de Réis (MPB, Bossa Nova & Samba).

O Vila Dionísio marcará presença com um Food Truck com aperitivos como as famosas coxinhas do Vila, bolinhos de feijoada, bolinhos de linguiça caipira, bolinho de milho, pérolas de queijo, e mix de Bolinhos variados (10 unidades). Já a cozinha do Chico Barrigudo terá bolinho de jiló, bolinho de berinjela, bolinho de arroz, bolinho de carne, bolinho de bacalhau, empadas de frango e de palmito e porção de Pernil, além da panceta do Chico. Na grelha: hambúrgueres artesanais, cheeseburger, X-Salada e o burger da casa.

As festas na rua promovidas pelo Chico Barrigudo são sucesso, na última edição foram vendidos 2 mil litros de chopes. “Toda edição apresenta novidades cervejeiras que nunca estiveram aqui, mas também mantemos cervejas tradicionais e regionais”, destaca Zanin. O evento tem entrada franca. Programe-se.

Jantar concorrido 1
O colunista Amaury Junior desembarcou em Rio Preto nesta segunda-feira (30). Ele veio somente para o jantar que o LIDE Rio Preto ofereceu ao prefeito de São Paulo, João Dória, no Buffet Villa Conte.

Jantar concorrido 2
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB) também foi ao jantar com o paulistano João Dória (PSDB). Na foto de Amaury (acima) repare ele ao fundo, fazendo selfie. A gente registra tudo, prefeito.

Chico Barrigudo 1
Outro evento mobilizou a imprensa nesta semana: o lançamento do Chico no Shopping. Cida Caran foi e sentou-se com seus parceiros do SBT, o diretor Luiz Barreto e a jornalista Mira Filizola.

hico Barrigudo 2
A turma da TV Record também prestigiou o lançamento do Chico no shopping. A chefe de reportagem Zélia Barbosa foi e levou a jornalista Gabriela Ribeiro.

 

Por Ellen Lima

 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS