Com estoque zerado desde o mês passado, Rio Preto recebe doses da vacina pentavalente

estoques - Cidade recebeu 1830 doses da vacina pentavalente. Equipes das UBSs estão comunicando as famílias

Após ter o estoque zerado e o atraso no recebimento desde fevereiro, a Secretaria de Saúde de Rio Preto recebeu 1830 doses da vacina pentavalente, que já foram distribuídas nas 27 Unidades Básicas de Saúde do município. A previsão é de que nas próximas semanas cheguem mais doses da vacina, porém ainda sem quantidade definida.

Agora as equipes de imunização das UBS estão comunicando às famílias a fim de que levem os bebês para serem vacinados. A Vacina Pentavalente faz parte do calendário de rotina de vacinação, sendo destinada a recém-nascidos e bebês de até seis meses de vida, protegendo contra cinco doenças: tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo B. A imunização completa é feita após três doses, com intervalo de dois meses entre cada dose.

Mensalmente a demanda pela vacina no município gira em torno de 1200 doses, que são aplicadas em crianças de dois a seis meses. Segundo a Secretaria de Saúde, a quantidade recebida deve suprir a necessidade do município, sendo que até no próximo mês toda a situação se regularize.

A UBS do Parque Industrial recebeu 60 doses da vacina e cerca de 40 bebês estavam na fila aguardando por uma dose. As famílias estavam sendo comunicadas por telefone a comparecer ao posto de saúde para colocar em dia a carteira vacinal da criança. Ontem, primeiro dia de vacinação após o repasse da pentavalente, cerca de 10 aplicações já tinham sido feitas. Por mês a unidade aplica aproximadamente 70 doses da vacina pentavalente.

As salas de vacina das unidades de saúde funcionam das 7h às 16h30. Nas UBS do Santo Antônio, Eldorado, Solo Sagrado, Vetorazzo, Parque Industrial, Vila Toninho, São Deocleciano e Jaguaré, a vacinação é feita das 7h às 19h30.

 

Por Priscila CARVALHO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS