Com aumento na venda de flores e velas, Finados aquece comércio em Rio Preto

As vendas de flores e velas para o Dia de Finados, celebrado no próximo sábado, dia 2 de novembro, começam a ganhar força no comércio rio-pretense.

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de São José do Rio Preto, Ricardo Freira Sanches, a perspectiva é de que as vendas de flores aumentem 40%.

Dhoje Interior

“Os crisântemos são as flores mais procuradas para essa época, mas as pessoas terão a oportunidade de encontrar outras flores e plantas, inclusive, artificiais para homenagear o ente querido”, explica.

Ainda segundo o presidente da associação, as pessoas devem notar um aumento na variedade de crisântemos, com várias cores e tamanhos, além de outras flores nas lojas já a partir da próxima semana.

Os consumidores poderão encontrar produtos na faixa de preço de R$ 5,00 até R$ 100,00. Além dos crisântemos, outras flores procuradas nesta época são calandivas, violetas, palmas, flores do campo e rosa, fora as artificiais.

Outro setor que fatura mais nesta época do ano é o de velas. Em uma loja de artigos religiosos, a procura pelo produto aumenta significativamente nesta época do ano. “Neste período, a procura por velas chega a aumentar 70%, por isso reforçamos o estoque para atender toda a demanda”, conta a comerciante Sandra Lima.

Os itens mais vendidos são as velas de sete dias e as de tamanho convencionais, que vem oito peças por pacote. Também é possível comprar velas individualmente.

A procura por esse produto acaba sendo grande por simbolizar luz para os entes queridos que já morreram. O ato de acender a vela acaba se tornando bastante significativo para os familiares.

Rio Peto tem quatro cemitérios públicos: o São João Batista que fica no bairro Jardim Aeroporto, Ressureição que fica no bairro Vila Ercília, Schmitt e Talhado. A cidade ainda conta com um cemitério particular, o Jardim da Paz, no bairro Bosque das Vivendas.

Apenas no Dia de Finados, há uma expectativa de que cerca de 50 mil pessoas passem pelos cemitérios municipais. O serviço de reformas e pinturas nestes locais estarão suspensos entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro e a limpeza superficial estará liberada apenas entre os dias 30 e 31 de outubro. A intenção é que no feriado os locais sirvam apenas para a visitação.

Horários de funcionamento no Dia de Finados:

– Cemitério da Ressurreição – Vila Ercília – das 6h30 às 18h
– Cemitério São João Batista – Jardim Aeroporto – das 6h30 às 18h
– Cemitério de Schmitt – das 7h às 18h
– Cemitério de Talhado- das 7h às 17h
– Cemitério Jardim da Paz – Bosque das Vivendas – das 6h30 às 18h30

Por Vinícius LOPES