Com 403 inscritos, Famerp aguarda aval do Butantan para início de testes

Foto - Cláudio Lahos

A Famerp divulgou que até o momento a entidade já recebeu 403 e-mails de possíveis candidatos para o teste da Coronavac. A seleção dos participantes já está sendo realizada, mas a instituição ainda aguarda o aval do Instituto Butantan para saber quando poderá começar os testes.

Os interessados em participar podem enviar um e-mail para [email protected]. Para participar do estudo, é necessário que o voluntário tenha mais de 18 anos, seja profissional da saúde que atue na linha de frente do combate ao Covid-19 e concorde com contatos periódicos por telefone dos pesquisadores. Mulheres grávidas ou que tenham intenção de engravidar nos próximos meses, pessoas que já tiveram Covid-19 e pacientes com portadores de doenças como diabetes e hipertensão não poderão participar. Serão aplicadas cerca de 500 a 700 doses no município.

Dhoje Interior

A nova vacina foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech. A empresa afirmou que os testes realizados indicaram que 90% das pessoas produziram anticorpos contra a doença após duas semanas da aplicação e não foram identificados efeitos colaterais.

Os testes serão realizados em 9 mil voluntários em centros de pesquisas de seis estados: São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. A pesquisa clínica será coordenada pelo Instituto Butantan.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior