Coluna “Hora do Recreio” do Jornal DHoje é destaque em evento no Senac

A coluna infantil Hora do Recreio do Jornal DHoje Interior participa do 6º Encontro Senac de Conhecimento Integrado: Criatividade e colaboração, que acontece amanhã, na unidade de Rio Preto. Publicada aos domingos pelo jornal, o trabalho que é intitulado “Hora do Recreio – Utilizando mídia impressa em sala de aula”, apresenta bons conteúdos para as crianças percorrendo desde o universo dos games até piadinhas e o passo-a-passo da confecção de brinquedos de sucata.

O colunista Leandro Ferreira de Oliveira é pedagogo e especialista em mídias digitais, para ele o trabalho é fundamental na alfabetização e letramento dos alunos. Ele é professor da Escola Municipal Professora Regina Mallouk, do bairro Bosque Verde, em Rio Preto e utiliza o jornal nas atividades em sala de aula. “Utilizamos o jornal como ferramenta de alfabetização e letramento. O interessante de trabalhar com jornal em sala de aula é que ele apresenta gráficos, notícias, informações, tabelas e outros recursos para informar”, disse.

Oliveira afirma que a ferramenta é um meio de comunicação que nem todos os alunos possuem em casa. As notícias veiculadas no Jornal DHoje já serviram para conversas com os estudantes sobre problemas na cidade e as receitas da coluna Baba de Quiabo também já foram executadas pelas crianças em sala de aula. “O jornal tem credibilidade, bons textos e informações pertinentes para o leitor, então se torna um material rico, que utiliza várias formas de linguagem e gêneros literários. Isso gera cidadania, conhecimento e compreensão do mundo a nossa volta”, destacou.

A coluna, que completou um ano no mês passado, tem agradado aos alunos e inclusive a outros docentes, que segundo Oliveira, tem sido usada por vários professores da rede.
A pequena aluna do 4º ano, Yasmin Magno da Silva, de 11 anos, gosta de se informar e se divertir com as piadinhas da coluna Hora do Recreio. “Gosto de ler jornal porque tem notícias da cidade e na coluna Hora do Recreio tem piadinhas e charadas”.

Já para outro aluno da mesma turma, Rodrigo Elias Silva dos Santos, de 10 anos, o que ele destaca no jornal são as dicas de livro e até mesmo as receitas. “Aprendi coisas bem legais com o jornal. Vi dicas de livros e receitas para fazer”.

O docente apresenta o pôster sobre a coluna infantil das 13h30 às 15h30, amanhã, no Senac Rio Preto, que fica na Rua Jorge Tibiriçá, 3518, bairro Santa Cruz. Não é necessário inscrição e a entrada é gratuita.

Por Priscila Carvalho

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS