SAÚDE FISIO: Os diversos tipos de atendimento em fisioterapia: particular, home care, convênio e hospitalar

Foto Divulgação

A fisioterapia pode oferecer diversos resultados tudo depende do tempo e da técnica a ser aplicada ao paciente. De acordo com o Crefito, a duração de uma sessão deve ser de 50 a 60 minutos.

Existem muitas diferenças de um profissional para o outro porque temos várias técnicas e muitos cursos oferecidos no mercado, vai depender de qual caminho o fisioterapeuta escolheu para seguir.

O tempo de duração e a técnica envolvida fará a diferença no resultado final, também devemos levar em conta os materiais utilizados.

Na era tecnológica a ciência da fisioterapia está cada dia mais avançada e é necessário que o fisioterapeuta esteja antenado com as diversas novidades que aparecem todos os dias na ciência, para que ele atualize com o melhor tratamento para o seu paciente.

Um exemplo disso foi que negligenciamos por muito tempo que o psicológico influenciava nos tratamentos e hoje temos a confirmação científica de que o corpo explica a mente e a mente está inteiramente ligada com o estado físico dos indivíduos.

Existe um questionamento em relação a fisioterapia realizada nos convênios home care, hospitalar e particular, pois cada atendimento é de uma maneira sendo que o mais completo parece ser o particular, porém existe um caminho a ser entendido para esclarecer os tipos de atendimento e suas particularidades bem como os resultados que aparentemente nos tratamentos particulares sejam home care ou clínica terem um melhor resultado em um âmbito geral.

SOBRE HOME CARE
O serviço de home care teve origem nos Estados Unidos, em Nova York, no Memorial Hospital, com o professor Bluestone. A modalidade foi desenvolvida como alternativa aos custos elevados das internações hospitalares por iniciativa dos próprios hospitais, por causa das pressões do governo e dos seguros de saúde.

OS TRATAMENTOS
O paciente pode escolher o tipo de atendimento que mais lhe agrada e que esteja de acordo com seu bolsos, tempo disponível e condições corporais.

O fato do profissional em fisioterapia estar vinculado a um tipo de empresa pode acarretar limitações ao atendimento isso ocorre porque as empresas determinam o tempo de atendimento. Já atendi no início da minha jornada em fisioterapia um convênio e uma empresa que prestava serviço a este convênio.

O expediente era de 6h e na maioria dos dias haviam oito a 10 pacientes a serem atendidos a duração de um atendimento home quer pelo convênio tem a duração de 35 a 40 minutos e sendo específica para a patologia em vigor, por exemplo, se o paciente sofreu uma queda rompeu tendão do tornozelo e a patologia no momento seja um AVC, seremos direcionados a trabalhar somente o AVC.

Até mesmo porque 35 a 40 minutos nos limitam a escolher o tipo de técnica a ser desenvolvida priorizando assim o restabelecimento neural do paciente. Logo o atendimento não foi completo, pois haviam duas patologias e somente conseguimos desenvolver uma por estarmos direcionado e temos pouco tempo para desempenhar a função completa.
O valor de uma sessão para o fisioterapeuta em torno de R$ 18 a R$ 25, não havendo ajuda de custo nem transporte, pois o profissional não tem vínculo empregatício com a empresa. Dificultando o mesmo a realizar atualizações de cursos ou especializações em razão financeira, por isso existe uma grande procura das empresas de home care para com os profissionais de fisioterapia pela alta rotatividade nesta função.

ATENDIMENTO PARTICULAR
Nos atendimentos particulares o fisioterapeuta tem uma flexibilidade maior de planejar os atendimentos, pois ele mesmo avalia as condições do paciente e não se limita somente ao paciente realizar atividades diárias e sim restaurar todo potencial físico e biomecânica que aquele paciente é capaz de atingir. Também algo de um valor imensurável é que o fisioterapeuta pode atuar mandando informações ao médico que solicitou a fisioterapia e como digo sempre a equipe multidisciplinar ainda é o melhor para o paciente. Alguns médicos costumam ignorar os laudos de fisioterapia, mas aqueles que interagem com o fisioterapeuta conseguem em equipe fornecer o melhor atendimento e segurança ao paciente.

Uma sessão de fisioterapia particular temos uma tabela a seguir e o valor varia de acordo com o tipo de técnica e patologia.

A duração de uma sessão particular está entre 50 minutos a uma hora podendo passar até uns 15 minutos dependendo da necessidade do paciente e engajamento do profissional.
Dra Kátia Furtado trabalha home care, convênio e home care particular e hospitalar responderá algumas perguntas a esta coluna para que você leitor conclua qual atendimento é o melhor para as suas condições atuais. Qual a diferença entre a fisioterapia domiciliar particular e o atendimento home care de planos de saúde?

– No atendimento particular, o fisioterapeuta tem liberdade para estipular o tempo de atendimento e cobrar um valor compatível com o tempo que ficará com o paciente e que seja equivalente ao tipo de terapia que será feita.

Qual a diferença entre a fisioterapia domiciliar particular e o atendimento home care de planos de saúde?
– No atendimento particular, o fisioterapeuta tem liberdade para estipular o tempo de atendimento e cobrar um valor compatível com o tempo que ficará com o paciente e que seja equivalente ao tipo de terapia que será feita.

– No atendimento home care por planos de saúde, normalmente a empresa que contrata o fisioterapeuta ja determina o tempo que ele ficará com cada paciente e passa a quantidade de chamadas disponíveis para atendimento por dia. Como a demanda costuma ser maior, o tempo na residência do paciente é menor e o atendimento mais breve, assim como o valor que o profissional receberá por cada atendimento também costuma ser menor.

E como é o atendimento fisioterapêutico hospitalar?
– Geralmente o médico determina se o paciente receberá ou não atendimento e quantas vezes ao dia ou por semana o paciente estará com o paciente. Mas é preciso deixar claro que o método de tratamento é estipulado pelo fisioterapeuta de acordo com o diagnóstico dado pelo médico sendo que em hospital, a finalidade normalmente é para manter o paciente estável com pequenas melhoras diárias.

E como é o atendimento fisioterapêutico hospitalar ?
– Geralmente o médico determina se o paciente receberá ou não atendimento e quantas vezes ao dia ou por semana o paciente estará com o paciente. Mas é preciso deixar claro que o método de tratamento é estipulado pelo fisioterapeuta de acordo com o diagnóstico dado pelo médico sendo que em hospital a finalidade normalmente é para manter o paciente estável com pequenas melhoras diárias.

Já no home care particular, o profissional de fisioterapia consegue que o paciente tenha uma melhora significativa do seu quadro inicial devido ao maior tempo dedicado na sessão e uma volta mais rápida às atividades diárias. Enquanto no home care de plano de saúde, dependendo do tempo que a empresa contratada estipula, proporciona uma melhora mais lenta, com mais sessões e retorno às atividades diárias gradativa, sendo que o fisioterapeuta de convênio pode ser tão bom quanto o particular.

Se a fisioterapia de convênio é feita numa clínica por exemplo, a demanda de pacientes é grande e para dar conta de todos, o fisioterapeuta atende várias pessoas ao mesmo tempo de acordo com a patologia de cada um.

O paciente pode escolher o tipo de atendimento que mais lhe agrada e que esteja de acordo com seu bolso, tempo disponível e condições corporais.

Podemos concluir que nenhum profissional atua como outro, pois depende do tipo de segmento, técnica aprendida, tempo de sessão realizada e condições do paciente. Tudo isso precisa ser analisado para que a fisioterapia tenha um excelente resultado.
Agradeço você leitor que está comigo todos os sábados. Estou disponível para você no meu direct do Instagram.

Meus agradecimentos à Dra Katia Furtado que além de excelente fisioterapeuta è RPGista e acupunturista.

Dra Silvia Batista
Fisioterapeuta e educadora física
@silviabatistafisiodancer
Email: [email protected]

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS