Coletores retiram das ruas quase 500 toneladas de lixo por dia

Hoje é Dia do Coletor de Lixo e a Constroeste lança campanha de valorização da profissão

Neste domingo (20), se comemora o Dia do Coletor de Lixo, popularmente conhecido como gari. E Constroeste Ambiental – empresa do Grupo Faria – preparou uma campanha para que as comunidades de modo em geral ao ver os caminhões com seus coletores em trabalho prestem o reconhecimento a essa importante categoria essencial para o cotidiano da sociedade em questões não apenas de limpeza mas também sanitária.

A proposta é simples: ao ver um coleto hoje faça um gesto de saudação, buzine, agradeça de alguma maneiro o serviço dele em um sinal de parabéns. Sendo este profissional, um dos que mais sofrem preconceitos social pela atividade que exerce, por se envolver com resíduos diversos misturados, líquidos ou secos, que descartados podem afetar a saúde, quase não são lembrados em datas comemorativas.

Dhoje Interior

Para se ter noção do trabalho deles, em Rio Preto são recolhidos uma média 500 toneladas de lixo diariamente. E para o recolhimento destes detritos eles começam suas atividades no raiar do Sol e vão até o anoitecer, em dois turnos de trabalho, correndo, pulando e saltando na busca pelos sacos de lixos depositados em lixeiras ou mesmo no chão ou em latas ou caixas. Não tem chuva ou calor, independente do clima, da temperatura, ou do dia eles estão nas ruas fazendo seu trabalho.

Na Constroeste Ambiental são quase 200 profissionais que juntos em diversas equipes percorrem diariamente somados algo em torno de 4.000 quilômetros focados em manter a cidade em condições que os munícipes sintam prazer de alí viver. Esses números sem computar outros municípios contratados.

Segundo o diretor da Ambiental, engenheiro Wagner Chiarato, a sociedade precisa reconhecer o valore dos coletores. “Temos sim que parabeniza-los pelo excelente trabalho que prestam à sociedade. O momento é uma grande oportunidade para conscientizar a população sobre a forma correta de descarte, como exemplo lixo orgânico separado do lixo seco, que além de facilitar o trabalho das nossas equipes que estão nas ruas, diminui o impacto que afeta diretamente o meio ambiente.”

Além de hoje, a campanha que vai as ruas a partir desta semana, tem um vídeo homenageando o Coletor, e também será composta de anúncios e estará nas redes sociais. Um momento de homenagem que servirá de reflexão, para olharmos para esse profissional que certamente deixa o mundo bem mais limpo.

Da REDAÇÃO