Cobertura contra polio e sarampo ultrapassa 78% em Rio Preto

FOTO GUILHERME BATISTA

A cobertura vacinal da campanha contra poliomielite e sarampo ultrapassou 78%, em Rio Preto. Para a primeira vacina, a cobertura está em 78,54%, equivalente a 14.982 crianças vacinadas. Já para a segunda, a cobertura está em 78,04%, equivalente a 14.887 crianças vacinadas. A diferença entre o número de doses do sarampo e da pólio se deve ao fato de que as crianças que tinham sido vacinadas contra a febre amarela e a varicela há menos de um mês não puderam receber a dose de reforço.

A meta do Ministério da Saúde é de que 95% do público-alvo (crianças de 1 ano a menores de 5) sejam vacinados. Para Michela Barcelos, gerente de imunização do município, a meta ainda pode ser alcançada nos dias restantes da campanha. “Esperamos que os pais e responsáveis que ainda não levaram os filhos a uma unidade de saúde aproveitem o final da campanha para fazê-lo. As doses podem proteger as crianças, caso entrem em contato com as doenças”, afirma.

Todas as crianças incluídas na faixa etária da campanha devem ser vacinadas, inclusive as que estão com a carteira de vacinação em dia, visto que as doses são de reforço. “Essas doses são importantes para reforçar a imunidade e cobrir eventuais falhas das doses de rotina”, completou.

Dia D – 1º de setembro

A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo começou no dia 6 de agosto e termina nesta sexta-feira, 31. No sábado, 1º de setembro, atendendo recomendação do Ministério da Saúde, haverá novo dia de mobilização para imunizar as crianças que ainda não foram vacinadas.

Em Rio Preto, o dia D será realizado em dois postos volantes: um na praça Rui Barbosa, das 9h às 14h, e outro no shopping Cidade Norte, das 10h às 17h. A vacinação é gratuita.

Serviço:

Dia D – vacinação contra poliomielite e sarampo

Data: 1º de setembro, sábado

Local: Praça Rui Barbosa, das 9h às 14h

Local: Shopping Cidade Norte, das 10h às 17h

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS