CIEE lança programa para capacitar estudantes do ensino médio

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) lançou nesta quinta-feira (24) o programa Jovem Talento, que oferece oportunidades de estágio através de capacitação EAD. A iniciativa visa oferecer mais oportunidade trabalho para os jovens, a faixa etária mais afetada pelo desemprego.

Em São José do Rio Preto, a unidade registrou uma redução de 50% no número de contratos realizados neste primeiro semestre. Em 2019, foram 1.234 jovens contratados, contra 617 neste ano.

Dhoje Interior

“A gente reside um celeiro muito vasto na região, atendendo diversos nichos de mercado, inclusive os serviços essenciais. Inclusive, isso dá uma certa confiança de que mais vagas podem ser geradas. É lógico que o número de candidatos procurando oportunidades é ainda maior, mas existem vagas. É importante que os candidatos atualizem seus cadastros e acompanhem as vagas diariamente”, comentou Daniela Sandrini supervisora do CIEE de Rio Preto.

A expectativa é que sejam realizados 500 contratos mensais em todo o país com o programa. Ainda de acordo com levantamento realizado no banco de cadastro do CIEE, há cerca de 524 mil jovens no Brasil entre ensino médio e técnico elegíveis para o programa. Em Rio Preto, são cerca de 7,5 mil estudantes do Ensino Médio e 600 do ensino técnico aptos para participar.

O programa é válido para os estados da Região Norte, Nordeste (exceto Pernambuco), Centro-Oeste e São Paulo. As empresas interessadas em ofertar vagas nesta modalidade podem fazer contato diretamente com um consultor do CIEE nestes locais.

Educação digital

O programa estabelece que o adolescente tenha carga horária diária de seis horas, sendo uma reservada para a capacitação EAD na própria empresa. Os cursos online serão divididos em quatro trilhas: Administração, Comércio e Varejo, Contabilidade e Finanças e Tecnologia, que poderão ser personalizadas de acordo com a necessidade das empresas parceiras. Todas contam com carga horária de 480 horas e visam desenvolver habilidades técnicas, comportamentais e valores humanos.

A evolução de cada estagiário será acompanhada por um gestor da empresa, e um tutor do CIEE estará disponível para auxiliar com dúvidas. Por sua vez, o estagiário também terá a possibilidade de avaliar o conteúdo dos cursos e de sua experiência na empresa.

Em Rio Preto, o CIEE conta com 127 oportunidades de estágio. Os interessados deverão acessar o portal www.ciee.org.br ou entrar em contato pelo telefone 17 3003.2433. As empresas também podem tirar dúvidas pelo mesmo número.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior