CIEE apresenta redução de 50% nos contratos de aprendizagem

A crise econômica gerada pela pandemia do Covid-19 tem afetado também os jovens que buscam sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) de Rio Preto, entidade de assistência social que possibilita que adolescentes entrem em programas de aprendizagem e estágios, registrou queda de 50% neste primeiro semestre. Em 2019, foram 1.234 contratos realizados, contra 617 neste ano.

De acordo com projeção do CIEE, entre março e dezembro deste ano, mais de 32 mil vagas de aprendizes poderão ser extintas em âmbito nacional. Segundo a instituição, a não renovação de vagas já existentes será o principal fator para a retração. Outro ponto que impactará a manutenção de oportunidades serão as demissões realizadas, uma vez que a cota da Lei da Aprendizagem é contabilizada com base no número de funcionários das companhias. Desde o início da pandemia, o número de empresas parceiras na aprendizagem apresentou retração de 11,85%.

Dhoje Interior

“Uma vez que essa demanda de demissões é cada vez mais recorrente, infelizmente, isso acaba impactando no número de contratações desses jovens aprendizes, menores principalmente, já que é uma legislação que atende de 14 a 24 anos incompletos”, explicou a Daniela Sandrini, supervisora do CIEE Rio Preto.

A entidade afirma também que 83,3% do empresariado optaria pelo contratação dos aprendizes caso existisse uma medida do governo para ajudar com os custos. Por isso, o CIEE sugeriu uma Medida Provisória que prevê o custeio de 50% do salário do aprendiz, que possibilitaria a contratação de até 400 mil jovens em todo território nacional. A iniciativa também está sendo apoiada por aprendizes e já reuniu mais de 40 mil assinaturas em uma petição online.

“A gente reside um celeiro muito vasto na região, atendendo diversos nichos de mercado, inclusive os serviços essenciais. Inclusive, isso dá um certa confiança de que vagas podem ser geradas. É lógico que o número de candidatos procurando oportunidades é ainda maior, mas existem vagas. É importante que os candidatos atualizem seus cadastros e acompanhem as vagas diariamente”, comentou Daniela.

Em Rio Preto, o CIEE conta com 113 oportunidades de estágio e 13 vagas para o programa Jovem Aprendiz. Os interessados deverão acessar o portal www.ciee.org.br ou entrar em contato pelo telefone 17 3003.2433.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior