Cidades da região superam os 80% de esgoto tratado

Estação de Tratamento de Água de Mirassol receberá, em breve, o reforço da Estação de Tratamento de Esgoto para melhorar o atendimento da cidade

No último mês, o estudo realizado e divulgado pelo Instituto Trata Brasil já havia apontado Rio Preto no 9º lugar do ranking de Saneamento Básico entre as cidades com a melhor qualidade de serviço de saneamento oferecido à população. Revelando que o município tem 98% do esgoto tratado e recolhido, através do serviço feito pelo Semae (Serviço Municipal de Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto), que atinge também os distritos de Talhado e Schimitd.

Porém, além de Rio Preto, outras cidades na região, como Bady Bassitt (98%), Votuporanga (86%) e Mirassol (80%) também mostraram resultados superiores a 80% no quesito tratamento de esgoto.

Seguindo os resultados do ranking Trata Brasil, os dados da região mostram um número superior na comparação com a média nacional. Em 2016, data da análise da pesquisa, os indicadores mostravam que 35 milhões de brasileiros (17% da população naquele ano – 207 milhões) ainda não era abastecida com água potável, mais de 100 milhões (48% da população) não tinha coleta de esgotos e somente 45% dos esgotos gerados no país eram tratados. Ao transpor esta realidade para as 100 maiores cidades do Brasil, onde mora mais de 40% da população, víamos que 93,62% da população tinha abastecimento de água, 72,14% coleta de esgotos e 54,33% dos esgotos gerados eram tratados.

Em Mirassol, a Sanessol afirma que está próxima de atingir a totalidade do tratamento de esgoto para os moradores da cidade. Em breve, com a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Fartura, 100% do esgoto gerado pelo município será tratado.

Já em Votuporanga, a Saev Ambiental aponta que 86% do esgoto da cidade é tratado e que a porcentagem deve aumentar nos próximos anos. Assim, como Bady Bassitt, onde a própria prefeitura realiza o serviço e tem a mesma porcentagem de esgoto tratado por Rio Preto, 98%.

Por Marcelo Schaffauser

SEM COMENTÁRIOS