CEV da Saúde quer prorrogar prazo em estudos dos serviços prestados na rede pública

Vereadores cogitam fazer blitz em unidade de saúde para conferir serviços (Foto: Cláudio Lahos)

O vereador Jean Dornelas (PSL) protocolou requerimento na Câmara de Rio Preto e pede a prorrogação do prazo estipulado para encerramento da Comissão Especial de Vereadores (CEV), que realiza estudos sobre o atendimento na rede pública municipal de Saúde. A intenção do grupo é de realizar ‘blitz’ em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para verificar os serviços prestados ao público.

No relatório elaborado pelos vereadores, a comissão analisa a opinião dos pacientes sobre o tempo de espera para o atendimento, o trabalho dos profissionais de saúde, a qualidade dos serviços prestados, o espaço físico, e a possível implantação do conselho nas UPAs (para acompanhar o dia a dia da unidade). O prazo termina neste mês de maio e a comissão quer mais 120 dias de prorrogação para finalizar o estudo detalhado. “Vamos terminar em menos tempo. Não será preciso utilizar todo esse prazo”, frisou Dornelas.

De acordo com o vereador, a comissão visitou a UPA Tangará e a UPA Solo Sagrado. “Nessas duas visitas tivemos que comunicar a Secretaria de Saúde sobre nossa presença nos locais. Queremos realizar uma ‘blitz’ surpresa para ver de fato a real situação”, afirmou o presidente da CEV.

Sobre os depoimentos colhidos, Jean Dornelas disse que as opiniões estão divididas. “Colhemos relatos positivos e negativos em relação ao atendimento, reclamações como a falta de leito nos hospitais e demora no atendimento, por exemplo. Outros casos detectados foram de pessoas da Região Norte se deslocarem até a UPA Tangará (zona Oeste) para consultas e exames”, explicou.

As informações colhidas pelos membros da CEV serão analisadas, inseridas no relatório da comissão e apresentadas ao prefeito Edinho Araújo (MDB) e secretário de Saúde, Aldenis Borim. A comissão que realiza estudo sobre o atendimento na rede pública municipal de Saúde é composta pelos vereadores Pedro Roberto (PRP), Celso Peixão (PSB), Cláudia de Giuli (PMB) e José Carlos Marinho (PSB).

Por Vinícius MAIA

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS