Certidão de CNH já pode ser validada pelo celular através de aplicativo

Funcionalidade já está disponível no aplicativo do Detran.SP e vai proporcionar praticidade, agilidade e segurança

Desenvolvida pela Prodesp, a nova funcionalidade para o aplicativo do Detran.SP, disponível deste a última quarta-feira (18), vai permitir ao usuário a função de validação da Certidão de Prontuário da CNH. Na prática, a consulta pelo aplicativo irá agilizar e mostrar todo o histórico da carteira nacional de habilitação, o que antes só era possível por meio de consulta.

Segundo a assessoria da Prodesp, o processo de validação é muito simples: para quem já tem o SP Serviços instalado no celular, é só clicar no ícone do app Detran.SP, abrir e acessar a função “Validar Certidão de CNH”. Serão apresentadas duas opções: digitar o código numérico ou clicar no ícone para “validar a certidão utilizando o QR Code”.
Ao escolher a segunda opção, basta apontar a câmera do celular para o QR Code disponível no final do documento e, após a leitura, clicar em “Validar”.
Ainda de acordo com a Prodesp, o app acessará a certidão armazenada no servidor do Detran.SP representando a situação do condutor na data e horário exatos em que a versão impressa foi emitida. Assim, será possível coletar as informações contidas no documento impresso com a versão digital mostrada no celular para verificar a autenticidade dos dados.
Em relação aos benefícios para o cidadão, a Certidão de Prontuário da CNH dá todo o histórico da CNH do motorista ou, como é chamada no uso popular, a “capivara” da CNH. Ela é muito útil, por exemplo, no caso da contratação de motoristas por uma empresa. Quando a empresa solicita a Certidão da CNH, pode fazer a conferência dos dados por meio dessa função, evitando fraudes documentais.
Os principais ganhos são em praticidade, agilidade e segurança. A validação pelo app permite que a conferência seja feita pelo celular, de qualquer lugar em que a pessoa esteja, a qualquer momento. Antes, essa validação podia ser feita apenas por código número pelo portal do Detran.SP.
A assessoria da Prodesp afirma que, basicamente, a novidade da nova função é validar a Certidão da CNH pelo celular com QR Code, entretanto, o app Detran.SP conta com uma série de outros serviços e opções de consulta para o cidadão, como verificar a pontuação da sua CNH, pesquisar possíveis multas registradas e consultar débitos e restrições do veículo, além de entrar em contato por meio do canal Fale Conosco. A orientação para quem não conseguir acessar o app é caso o smartphone não esteja configurado para obter atualizações automáticas, basta atualizar o app.
Por Marcelo Schaffauser

SEM COMENTÁRIOS