Centro de Formação de Condutores faz testes para aulas teóricas

Aulas testes foram feitas para saber como o sistema vai funcionar_Cláudio LAHOS_DHojeinterior

Um dos dois Centros de Formação de Condutores (CFC) fez aulas teóricas testes nesta sexta-feira (31) para de adequar ao novo formato de aulas que terão que ser feitas em decorrência da pandemia da Covid-19.

Segundo Márcio Junio Rodrigues, diretor de ensino da CFC Rio Preto, existe um expectativa que no início da próxima semana o Detran-SP libere as aulas teóricas on-line em todo o Estado. Por conta disso, eles aproveitaram para fazer testes dos equipamentos que serão utilizados para fazer essa transmissão.

Dhoje Interior

“Nós pegamos alguns funcionários aqui do CFC, incluímos eles em uma sala como se fosse um aluno, o instrutor começou a ministrar aulas e eles vão acompanhando pelo celular e notebook em outras salas”, esclareceu Rodrigues.

Cerca de 200 a 250 alunos da CFC Rio Preto estão na espera para o reinício destas aulas teóricas para que eles possam dar prosseguimento no processo para conseguir suas habilitações.

Média – Antes da pandemia, cerca de 500 alunos se matriculavam mensalmente para tirar a primeira habilitação. Com estes quatro meses de quarentena, existe um acumulado de quase 2 mil alunos que, a princípio, poderiam estar no aguardo da reabertura dos serviços mais amplos do Detran.

No início da próxima semana, o Detran deve estar realizando junto aos CFCs um teste deste sistema e ele acredita que talvez até a próxima sexta-feira (7) o sistema possa estar liberado para o início das aulas com os alunos.

“A avaliação que faço deste teste é que o pessoal vai ter a mesma dificuldade que o pessoal do ensino escolar teve no começo, mas depois vai ter que se adaptar não tem outra forma”, finalizou.

Reconhecimento facial –  Outro item que tem que ser liberado oficialmente pelo Detran é o sistema desenvolvido pela Prodesp (empresa de Tecnologia do Estado) para o reconhecimento facial dos alunos, que irá validar a aula remota.

Exames Práticos – Na próxima quinta-feira (6), está agendado para acontecer o primeiro exame prático em Rio Preto pós-início da quarentena da Covid-19. Serão avaliados 100 alunos que foram selecionados pelos 28 CFCs que existem em Rio Preto.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal Dhoje Interior