Celulares irregulares receberão mensagens para o bloqueio do aparelho

Foto-Claudio Laho

Você, dono de um aparelho de celular, recebeu uma mensagem de alerta da Anatel que seu celular será bloqueado em março? Se sim, é bom ficar preocupado, pois seu aparelho está em situação irregular. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, o bloqueio começa a partir de 24 de março – 75 dias após o início do envio das mensagens, nos estados da Região Nordeste, além de São Paulo, Minas Gerais, do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima.

De acordo com a Anatel, a ação visa combater o uso de celulares falsificados, sem certificação ou com IMEI (do inglês International Mobile Equipment Identity) adulterado, clonado ou outras formas de fraude. A medida também busca inibir a comercialização de aparelhos não homologados no país.

Em Rio Preto, lojistas dizem que a medida da Anatel é importante para regularização dos aparelhos e o congestionamento da rede por celulares piratas. “O problema é que o celular pirata muitas vezes não atende as especificações de funcionamento no país. Ele pode gerar frequências erradas, potência de mais e congestionar a rede e interferir em outros aparelhos”, explica Tiago Valério Belluci, técnico de software de celulares.

Em relação às vendas, Bellucci diz que a medida de homologação não surtirá efeito na comercialização do aparelho. “Muda muita pouca coisa, pois as pessoas procuram aparelhos autorizados pela Anatel. O celular chinês já não está mais em comercialização, como antes”.

Segundo o vendedor e técnico de software, Carlos Henrique Araújo, os clientes são orientados para compras de celulares homologados pela agência reguladora. “Não adianta ir atrás de celulares de modelo diferentes e sem registro da Anatel. É estar comprando gato por lebre. Sempre recomendamos aparelhos de qualidade e nacional”, relata.

O IMEI é o número de identificação do celular. É composto por um código com 15 números utilizado internacionalmente que permita identificar a marca e modelo do aparelho. Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Se a numeração coincidir com o que aparece na caixa, o aparelho é regular. Caso contrário, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.

Por Vinícius MAIA

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS