CEJTA: Professores participam de oficinas de jogos

A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, promove uma Oficina de Jogos para professores da rede municipal de ensino, como preparação para o 3º CEJTA (Campeonato Escolar de Jogos de Tabuleiro).

O campeonato é voltado para alunos do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas públicas. Dessa forma, a oficina visa preparar profissionais da Educação Municipal para trabalharem os jogos utilizados na competição com os estudantes da rede. Os jogos do CEJTA, por sua vez, utilizam conceitos matemáticos que são trabalhados em sala de aula. Assim, a oficina serve não só como preparação para a competição, mas também para mostrar como os conceitos matemáticos podem ensinados por meio de jogos.

O campeonato é organizado pelo Laboratório de Matemática do Ibilce (Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) — campus da Unesp em Rio Preto, em conjunto com as Diretorias de Ensino Regiões (DER) de Rio Preto e José Bonifácio.

Participam da oficina 36 professores e coordenadores da rede municipal de ensino. A preparação para o CEJTA faz parte do projeto de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação, retomado nesse ano. Os formadores da oficina são a assistente técnica Karina Perez e Fabrício Pavin Lassi.

A preparação para o CEJTA aborda a “Intencionalidade pedagógica dos jogos e a Metodologia de Resolução de Problemas” e prática com os jogos Avançando com o Resto, Brincando com Múltiplos e Divisores, Matix, Mancala e Pentaminó.

CEJTA 2017
Na segunda edição do CEJTA, em 2017, a rede municipal de ensino fez os campeões e os vice-campeões do jogo Avançando com o Resto. A dupla Pedro Lucas Moraes da Fonseca e Guilherme Euzebio Correia, da escola municipal Paul Percy Harris, ficou em primeiro lugar, enquanto Halison Samuel Mariano dos Santos e David Hanry Cluezi, da escola municipal Antonio de Souza, terminaram na segunda colocação.

Participaram do campeonato 31,7 mil estudantes, de 157 escolas, das Diretorias de Ensino de Rio Preto, José Bonifácio, Andradina, Barretos, Bauru e Jales, além de uma escola de Matão. Rio Preto teve 27 representantes na fase final, sendo 10 deles de escolas municipais.

 

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS