Castramóvel tem 465 interessados em 20 dias

A unidade do Castramóvel instalada na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Engenheiro Schmitt registrou em 20 dias, 465 cadastros de pessoas interessadas em castrar cães e gatos. Inaugurada no fim de agosto a unidade vinha recebendo nestes primeiros dias de setembro inscrições dos donos dos animais.

As cirurgias de castração começaram na segunda-feira, dia 16. No entanto, mesmo com grande número de procura no segundo dia de castração, voltado apenas para as cirurgias em gatos, cerca de 50% dos inscritos acabaram não comparecendo à unidade.

A gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vanessa Aoki, alerta para a importância do comparecimento dos donos dos animais no dia e horário marcados na unidade.

“Ainda é possível fazer o cadastro, mas a pessoa que faz o cadastro tem de ter o comprometimento de não faltar no dia da cirurgia. No segundo dia, seis pessoas faltaram, foram seis vagas perdidas. Pedimos também que as pessoas não se atrasem”, diz.

Os cadastros para castração de cães e gatos podem ser feitos das 8h30 às 12h e 13h30 às 16h, de segunda a sexta-feira.

Até o fim do ano, o Castramóvel permanecerá no distrito e atenderá prioritariamente os donos de animais da região que já estavam na fila do cadastro do CCZ.

A escolha é estratégica já que além do controle da população de cães e gatos, historicamente existe grande número de animais positivos para a Leishmaniose Visceral, doença transmissível para humanos.

No ano passado, foram realizadas 6,4 mil castrações em cães e gatos. Com o Castramóvel em funcionamento a expectativa é aumentar o número de castrações para até 10 mil procedimentos do tipo, dependendo da demanda. A partir do próximo ano a unidade começa a se deslocar por várias regiões de Rio Preto.

Da REDAÇÃO

SEM COMENTÁRIOS