Cartório eleitoral realiza mais um plantão da biometria neste sábado

Rio-pretenses podem cadastrar biometria amanhã

Os cartórios eleitorais do Estado de São Paulo realizam, neste sábado (15), mais um plantão de cadastramento biométrico. O atendimento começa às 8h e segue até as 13h. De acordo com informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), apenas 109.772 dos 323.213 eleitores de Rio Preto fizeram a biometria, o que corresponde a 33,9% do total do eleitorado.

De acordo com Luciano Hiroshi Uesaka, chefe de cartório da zona eleitoral 125ª, esse é o terceiro mutirão realizado em 2019. A intenção é que todos os meses tenha um sábado de plantão para a realização da biometria. Uesaka ressalta que essa é uma boa chance para quem trabalha durante a semana e ainda não conseguiu fazer a biometria.

“O plantão é justamente por conta de algumas pessoas que não podem durante a semana por causa do trabalho. Agora estão começando as campanhas e, à medida que chegar perto do prazo final, começa a ter mais eleitor para a gente. E os plantões estão trazendo um número bom de pessoas”, ressalta Uesaka.

O chefe do cartório eleitoral orienta a população a agendar no site do TSE o comparecimento no cartório para realizar a biometria. Todos serão atendidos, mas as pessoas que realizarem o agendamento terão prioridade.

“Se puder agendar é certeza do atendimento. Para fazer o cadastro o eleitor precisa levar um documento oficial, o título de eleitor antigo se tiver, CPF e comprovante de residência”, comenta Uesaka.

Na maioria das cidades do Estado de São Paulo, os eleitores precisam fazer a biometria até 2020, caso contrário podem ter o título cancelado, por isso a importância de fazer o cadastramento o quanto antes. Atualmente, a coleta biométrica é obrigatória em 478 municípios.

“A coleta de biometria demanda certo tempo, de 10 a 15 minutos por eleitor. Então, se vier todo mundo na mesma época, a gente não consegue dar vazão a essa demanda e pode gerar transtorno ao eleitor como filas ou cancelamento do título. Se o eleitor conseguir adiantar, facilita para todos”, relata Uesaka.

Aqueles que não conseguirem fazer a biometria no sábado, podem fazer o agendamento para realizar o cadastramento durante a semana. O cartório realiza a regulação de segunda a sexta, das 12h às 18h. A biometria é a coleta de impressões digitais, foto e assinatura.

Um processo simples e rápido.

O cartório de Rio Preto fica localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, número 4929. O agendamento também pode ser feito por telefone (17) 3235-1070.

Por Leandro BRITO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS