Carnaval da prevenção

Iniciativa Secretaria de Direitos Humanos conta com o apoio da Secretaria da Saúde, Associação Liberdade de Amar e entidades

Prefeitura de Rio Preto lança ação de prevenção para garantir um Carnaval seguro para os foliões. Além das Unidades Básicas de Saúde, um posto itinerário será criado para distribuição de preservativos.

O Carnaval de 2017 em Rio Preto terá ações de prevenção as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) por meio das equipes do Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis, do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais.

Sem títuloEm 2016, Rio Preto registrou 27 casos de Aids, sendo 23 casos em homens e quatro em mulheres. No mesmo ano, a Secretaria de Saúde também contabilizou 109 casos de HIV, sendo 96 em mulheres e 13 em homens, em Rio Preto. Ainda no ano passado, 21 pessoas morreram vítimas da doença. Os mais infectados estão na faixa etária dos 20 aos 29 anos, com 45 casos, seguidos dos 30 aos 39 anos, com 38 pessoas. Mais de 70% dos casos foram transmitidos por relações sexuais desprotegidas.

Para tentar evitar o crescimento destes números nesta época do Carnaval, bares, restaurantes, lanchonetes, porta de universidades e outros locais com grande concentração de pessoas irão receber, hoje, a visita das equipes com a distribuição dos kits.

Estão sendo enviados material de apoio e insumos, preservativos masculinos, femininos e gel aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Unidades de Saúde da Atenção Básica, atenção especializada e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para serem trabalhados pelas equipes nos grupos e salas de espera, até amanhã.

Além disso, as equipes de profissionais da área de prevenção em IST/Aids/Hepatites Virais, caracterizados, irão realizar uma ação educativa utilizando a abordagem lúdica e um trenzinho tocando músicas carnavalescas. Eles vão percorrer várias localidades com grande concentração de pessoas. Nestes locais, que foram previamente agendados, farão abordagens para entrega de kits de prevenção e breves orientações. O kit contém preservativos masculinos, feminino, gel e folheto informativo.

 

Por Jaqueline Barros

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS