Campanha Setembro Coração tem como tema “Criança, coração da família”

“Criança, coração da família” é o tema da campanha Setembro Coração 2018. (Foto Divulgação)

“Criança, coração da família” é o tema da campanha Setembro Coração 2018, que entra na sua 3ª edição, com muita força na conscientização de como ter um coração saudável.
A prevenção desde a infância é a única forma evitar o crescimento alarmante das doenças cardiovasculares, em especial o infarto, na vida adulta. As doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil, responsáveis por mais de 30% dos óbitos registrados, sendo um a cada 44 segundos, 70 a cada minuto, 4.200 a cada hora e 100 a cada dia. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas.

O que pouca gente sabe é que, embora as doenças cardiovasculares raramente se manifestem na infância ou adolescência, elas têm suas raízes nesta faixa etária. Isso porque a aterosclerose (acúmulo de placas de gordura nas artérias), uma das causas básicas das doenças cardiovasculares, tem o início de seu desenvolvimento nesta fase, avançando ao longo dos anos e levando à morte prematura na vida adulta por suas complicações.

Escolas no Setembro Coração
Neste ano a campanha “Setembro Coração” irá percorrer 44 escolas públicas de São José do Rio Preto, orientando crianças de 6 a 14 anos de como cuidar bem do seu coração. São cerca de 20 mil alunos do ensino fundamental, segundo a Secretaria de Educação de Rio Preto.

De 11 a 28 de setembro, as escolas vão desenvolver atividades lúdicas e didáticas sobre o coração saudável. Para isso, foi criada uma cartilha com base nos conhecimentos científicos para apresentar de forma leve, informal e interativa os pilares da prevenção das doenças cardiovasculares.

 

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS