Campanha Outubro Rosa tem palestra e caminhada

foto divulgação

A campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, continua durante o mês. No dia 17, quarta-feira, a mastologista Thaissa Daud Faria ministra palestra sobre o tema no auditório do Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (Caesm). E, no dia 20, sábado, acontece a “Caminhada Rosa”, com concentração também no Caesm e saída às 8h30.

A palestra começa às 15h e é aberta ao público. Na ocasião, serão esclarecidas as dúvidas dos presentes sobre o câncer de mama. Já na “Caminhada Rosa”, que é destaque da programação, os participantes percorrerão parte da avenida Philadelpho Gouveia Neto, acompanhados de um trio elétrico e da Guarda Municipal, que estará presente para garantir a segurança de todos.

Além da palestra e da caminhada, outras ações estão sendo realizadas este mês como as “Salas de Espera” nas unidades de saúde, com orientação aos pacientes. O prédio da Prefeitura também está iluminado de rosa durante o mês, em referência à campanha e às ações para o público.

Câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa de novos casos de câncer de mama no Brasil para 2018 é de 59,7 mil. Em Rio Preto, ocorreram 37 óbitos por câncer de mama em 2016, 45 em 2017 e 40 em 2018.

Obter o diagnóstico precoce, através da mamografia, é fundamental. “A mamografia é o melhor exame que temos para o diagnóstico precoce de câncer de mama. Caso o resultado seja positivo, podemos ter um tratamento menos agressivo e com melhor resultado”, explica o ginecologista e gerente da Saúde da Mulher do município, Clodoaldo Sardilli. A recomendação é que mulheres a partir dos 40 anos façam a mamografia pelo menos uma vez por ano.

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS