Campanha de vacinação antirrábica segue até dia 26 em Rio Preto

FOTO DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua com a fase urbana da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. Estão em funcionamento 62 postos de vacinação fixos na cidade. A imunização, feita de terça a sexta-feira, das 15h às 19h e aos sábados, das 10h às 16h, irá até o dia 26 de maio.

A expectativa é de que sejam vacinados pelo menos 36 mil cães e cerca de 3,2 mil gatos. É importante que os donos levem seus animais para serem vacinados, devido à circulação do vírus da raiva no município. A doença é letal e pode ser transmitida para os seres humanos a partir da mordida de cães e gatos infectados. Atualmente, em Rio Preto, não há registros da doença em animais e em humanos.

Todos os cães e gatos que tenham mais de três meses de vida devem ser vacinados. A contraindicação é para animais doentes e fêmeas prenhes. Os cães devem ser levados aos postos de vacinação por um adulto, com guia e coleira, enquanto os gatos devem ser transportados em uma caixa de transporte. A vacinação é gratuita.

Caso não seja possível vacinar os animais durante a campanha, os responsáveis também podem imunizar os pets no Centro de Controle de Zoonoses, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A vacinação na área rural da cidade será feita no segundo semestre do ano, em postos volantes.

Os locais de vacinação, com os dias e horários, podem ser acessados neste link: http://www.riopreto.sp.gov.br/blog/index.php/confira-os-locais-da-campanha-de-vacinacao-antirrabica-2018/

Orientação:

Ao encontrar um morcego caído dentro de casa, a recomendação é entrar em contato com o CCZ a quem cabe recolher o animal e realizar o teste de raiva. Em 2017, foi constatada a raiva em seis morcegos, e, neste ano, em um. A vacinação em cães e gatos é anual e protege contra a doença, caso o animal entre em contato com o morcego.

Serviço:

Centro de Zoonoses de Rio Preto

Endereço: Avenida Projetada 02, 1.721 – Residencial Setsul

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: 3231-6494 / 3231-9273

Da REDAÇÃO

SEM COMENTÁRIOS