Campanha da Acirp negocia dívidas do consumidor

Foto Claudio Lahos

Consumidor que está negativado poderá garantir descontos através do “Acertando suas contas” e limpar o nome sujo

A cozinheira Irene de Oliveira Teixeira, 61, aproveitou a folga do serviço no período
da tarde de ontem para ir até o Centro de Atendimento da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) para renegociar dívidas no comércio.

Dhoje Interior

Assim, como dona Irene, a expectativa é de que mais de três mil pessoas aproveitam
a campanha “Acertando suas contas” para limpar o nome na praça. O programa de renegociação das dívidas vai até o dia 17 de novembro (sábado).

Cerca de 55 mil consumidores estão na lista de inadimplentes e terão a oportunidade
de renegociar suas dívidas através do programa da Acirp em parceria com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de proteção ao Crédito).

A campanha de renegociação vai até o dia 17 de novembro. Segundo levantamento, as
dívidas dos rio-pretenses contabiliza R$ 67 milhões (valor referente de contas vencidas
de 2013 até este ano).

“Tenho uma dívida não muito grande, mas consegui renegociar o valor e parcelar.
Tá devendo, tem que pagar, é assim que penso, e assim que vou quitar”, disse Irene Teixeira.

O valor da dívida é inferior a R$ 300. “Quero acertar o quanto antes, para voltar a comprar”. Ana Carolina Silva, de 19 anos, é auxiliar administrativa foi até o centro
de atendimento da Acirp para checar informações e procedimentos.

“Descobri o valor total de quanto estou devendo, mas como a empresa não está conveniada no programa terei que ir até ela para renegociar”, declarou.

De acordo com a Acirp, mais de 300 empresas de diferentes segmentos participam
da campanha. Para renegociar o débito, o consumidor terá que levar documentos pessoais (RG, CPF ou CNH). O funcionário do SPC identifica o saldo devedor e negocia
com o credor. O novo boleto é emitido e após 72 horas do pagamento da primeira
parcela, o nome é retirado do cadastro de inadimplentes.

“A campanha é realizada nessa época do ano, onde o consumidor tem o 13º salário
e pode utilizar parte dele para renegociação. As empresas baixam juros, dão descontos, retiram multas, e outras chegam a cobrar o valor original da dívida. É uma oportunidade importante para aqueles consumidores que queiram voltar a ter crédito”, explica Luciene Silvestre, coordenadora do SCPC da Acirp.

Para se inscrever, o candidato deve possuir cadastro no sistema. Com a atualização do sistema online do Balcão de Empregos, a forma de se inscrever para os cursos oferecidos pela Secretaria Municipal do Trabalho e do Emprego também foi alterada.

Para que a inscrição seja realizada, a pessoa deve estar devidamente cadastrada no sistema. Caso ainda não esteja, no próprio site (www.riopreto.sp.gov.br/balcaoempregos), ela consegue fazer o cadastro, de maneira simples e rápida, no campo “Candidato Não Cadastrado” – Quero Me Cadastrar.

Após isso, pronto! Basta logar com o usuário e senha, e será encaminhado para uma
página, na qual tanto a opção “Cursos”, quanto “Cursos oferecidos”, levam diretamente à inscrição do curso de interesse.

Preenchendo os dados que faltam, o último passo é imprimir o comprovante de inscrição. Outras informações podem ser obtidas diretamente na sede da Secretaria do Trabalho e do Emprego, Rua Ondina, 216, Redentora, ou pelo telefone (17) 3211-4950.

Atendimento
No primeiro dia da campanha “Acertando suas contas”, funcionários da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto realizaram 396 atendimentos ao longo do dia
de ontem. Consumidores poderão checar situação e renegociar suas dívidas até sábado (17), no centro de atendimento da Acirp.

Por Vinicius MAIA