Campanha com cartazes em ônibus alerta para direitos das crianças

Foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto.

Até o dia 25 de outubro será desenvolvida uma campanha maciça para preservar os direitos de crianças e adolescentes com participação do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Conselho Tutelar, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança.

Trata-se da campanha “Faça bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes” nos 273 ônibus que compõem o consórcio Riopretrans, com afixação de cartazes explicativos e instruções para denunciar casos de violação de direitos e situações de perigo para crianças e adolescentes.

Dhoje Interior

Desde meados de março, às crianças e os adolescentes não estão frequentando os órgãos públicos.

Com isso, meninos e meninas, junto com suas famílias, estão se socializando principalmente num formato diferente: o online. Entretanto muitos não têm acesso à internet ou computador para ler materiais disponibilizados de maneira remota. Sendo assim, foi proposta a divulgação no transporte público do município, considerando que em casa e em situação de isolamento, aumentam os riscos de crianças e adolescentes sofrerem maus-tratos ou abuso sexual, sem que tenham o apoio da escola para denunciar tais situações ou identificar sinais que possibilitem a adoção de providências.

“O momento atual, permeado de diversas dificuldades, exige esforço redobrado de toda a sociedade para a plena garantia dos direitos das crianças e adolescentes”, explica a presidente do CMDCA Camila Sparvoli.

“Vamos circular por um mês com os anúncios nos ônibus, mas se o CMDCA achar necessário, podemos prorrogar a campanha. Todos devemos atuar juntos nessa causa tão nobre e delicada,” disse o secretário de Trânsito Amaury Hernandes.

Atualmente Rio Preto tem uma população de aproximadamente 107.000 crianças e adolescentes. Mais informações: 3211-6511.

Da REDAÇÃO