Cães e gatos não transmitem Coronavírus para os humanos

Foto: Isabela Martins.

Com o surgimento do Covid-19 muitos tutores de animais ficaram na dúvida se o animalzinho pode ou não pegar e transmitir a doença para os seres humanos. Até o momento a informação que temos segundo os veterinários é que a doença não é transmitida pelo animal.

Para entendermos melhor sobre o assunto a médica veterinária Graziele Bijotti de Olímpia
explica sobre o assunto e esclarece dúvidas frequentes.

Dhoje Interior

“Eu recebo diariamente dúvidas sobre covid-19 e o coronavírus canino, que muitos donos de cachorrinhos encontraram escrito no rótulo da vacina colado na carteirinha dos seus Pets caninos.Por enquanto, não temos nenhuma confirmação ou evidência que os animais domésticos, cão e gato, possam ser infectados ou transmitirem o coronavírus covid-19”, explica Graziele.

Pode ser que o vírus possa sofrer alguma mutação e futuramente infectar nossos animais? Sim pode, pois o vírus tem a capacidade de se adaptar. Mas por enquanto os nossos animais que tanto amamos estão seguros.

Sobre as vacinas é importante saber, “as pessoas tem muitas dúvidas sobre o coronavírus canino, que está escrito no rótulo de algumas marcas de vacinas. A vacinas das viroses, como ela é conhecida, protege os animais contra algumas enfermidades bem graves, e uma delas é o coronavírus canino, essa vacina os cães devem tomar quando filhotes e fazerem o reforço anualmente”, assegura a médica.

Em relação ao coronavírus canino a veterinária esclarece, “sim ele existe, porém não é o mesmo coronavírus dos humanos, o covid-19. O covid-19 é um outro tipo de coronavírus, ele causa problemas respiratórios. Já o coronavírus canino ele causa problemas entéricos, ou seja ele causa problemas intestinais nos cães como por exemplo a diarreia e dificilmente ele causa danos graves. Já ocorreram sim casos graves que levaram o animal ao óbito, ou seja, levou o animal a morte, mas isso é bem raro acontecer , ainda mais se o seu cãozinho estiver com todas as vacinas em dia.O coronavírus canino não é transmitido para os seres humanos”.

O covid-19 é um coronavírus novo que por enquanto ainda não existe vacinas. E devido a várias noticias falsas relacionadas ao covid-19 e o coronavírus canino compartilhadas na internet, as pessoas estão abandonando os seus animais por estarem com medo.

“Animais também adoecem e tem problemas respiratórios como por exemplo: tosse, espirros, respiração ofegante, e também eles desenvolvem a pneumonia, mas isso não significa que ele tenha o covid-19,” frisa Graziele.

E conclui, “se você tem um animalzinho tossindo em casa, espirrando, não o abandone, leve-o ao veterinário para poder ser tratado da melhor forma possível. Por favor, não abandonem os seus animais por terem medo do covid-19, por enquanto os nossos queridos animais estão protegidos desse coronavírus”.

Isabela MARTINS