Cães e gatos ganham ‘book’ para incentivar a adoção em Catanduva

Com o objetivo de incentivar a doação, a Secretaria de Saúde de Catanduva criou um book virtual de animais. É quase um site de relacionamento, só que com pets. As fotos de cães e gatos com suas características e até personalidades.

Ao todo, 69 animais vivem na Unidade de Vigilância em Zoonoses. Desses, 36 cães e 33 gatos foram fotografados por estar em condições de ser adotados. Eles são adultos, castrados, vacinados e vermifugados. O restante tem algum tipo de restrição, por precisar de cuidado veterinário constante, medicação controlada ou por ser agressivo.

Desde o início do ano, 31 animais foram adotados. Essa é a segunda etapa da campanha. Quando começou a campanha, em 2018, 37 pets garantiram um lar. Boa parte após o período de divulgação.

Para adotar um animalzinho, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar um documento pessoal e comprovar que você mora em Catanduva. A recomendação é levar uma coleira ou caixa de transporte no momento da adoção.

De acordo com a veterinária Natália Ambrósio, a decisão de adotar um animal deve ser em consenso familiar, já que requer muitos cuidados e responsabilidade. “É fundamental que todos da residência compartilhem da mesma ideia, avaliem se possuem tempo e espaço suficiente para receber o animal”, conta.

A Unidade de Vigilância em Zoonoses apontou algumas necessidades dos pets que devem ser supridas, como fornecimento de alimento de qualidade, água, além de visitas regulares ao veterinário para os cuidados preventivos. Os passeios devem ser realizados somente com a utilização de uma coleira para evitar fugas e acidentes.

O recolhimento de cães e gatos pela unidade é seletivo. São apreendidos apenas animais suspeitos de portar alguma zoonose de relevância para a saúde pública. Alguns dos animais recolhidos foram atropelados. Por isso, a unidade destaca a necessidade de identificação do animal, assim como a prevenção de fugas, sendo dever do dono de criar seus animais.

Se você se interessou, é só acessar o site adote.catanduva.sp.gov.br e visualizar o book dos bichinhos.

Por Vinicius LOPES

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS