Book de 15 anos: tendência em tempos de pandemia

Que garota nunca sonhou em viver um dia de princesa? Usar aqueles vestidos glamourosos, com saias volumosas e cheios de brilho que só vemos nos contos de fadas e realizar uma entrada triunfal no salão, impactando e tirando suspiros de todos ao redor.

Muitas jovens se realizam na esperada e sonhada festa de 15 anos. Mas em 2020 o sonho de muitas garotas precisou ser adiado em razão da pandemia do Covid-19. Ainda assim, o ano está sendo marcado por adaptações e reinvenções e para não deixar a data passar em branco, muitos pais e debutantes optaram pelo book de 15 anos.

Dhoje Interior

Foi o caso da empresária Josiane de Oliveira Bezerra, de 37 anos, que estava com a festa de 15 anos da filha Isabella marcada para o dia 19 de setembro. “A Isa fala desse aniversário desde os 7 anos e começamos a organizar a festa há um ano e meio, mas o sonho de princesa teve que ser adiado para o ano que vem, isso se o cenário da pandemia melhorar”, afirmou.

O book já estava nos planos logo que a família começou a organizar a festa de 15 anos e para não deixar a data passar em branco, decidiram realizar neste ano. “Tanto eu quanto meus pais tivemos a vontade de realizá-lo e foi feito com o objetivo de registrar essa data importante e deixar mais um momento marcado sempre na memória”, disse a estudante Isabella Karine Bezerra Silva.

A empresária e fotógrafa Magda Pinheiro explicou que sempre teve uma demanda grande de books de 15 anos, mas com a pandemia a busca aumentou bastante. “Como muitos pais não estão podendo realizar as festas, pois foram adiadas ou canceladas, muitos optaram por realizar o book para celebrar o aniversário da filha”.

O ensaio de fotos se tornou uma opção para as debutantes que tiveram as festas ou viagens adiadas ou canceladas em razão da pandemia e até mesmo para quem não estava com planos de realizar uma festa, por questão de gosto ou financeira. “Todos querem registrar o momento de maneira especial, eternizar o mesmo em um ensaio glamouroso e realizar um sonho de princesa”, afirma.

Segundo Magda, pais e filhos estão realizando sonhos através dos books. “O que os pais planejaram para as festas estão fazendo no ensaio, como surpresas, presenteando as filhas com anéis, a tradição de colocar o sapatinho na filha como símbolo da transição da menina para a moça, todo o ritual que aconteceria na festa. Alguns pais também participam dos ensaios, registrando fotos ao lado da filha”, explica.

Para a debutante Isabella, a experiência de fazer o book foi de total felicidade e emoção. “Estávamos todos com grandes expectativas desde que conhecemos a Magda e o seu trabalho e decidimos que seria com ela e sua equipe que realizaríamos este sonho. O dia ficará sempre guardado na minha memória”, afirma Isabella e completa “Com tudo que vivi em relação aos meus 15 anos só consigo concluir que momentos como a realização do book são muito gratificantes, além de ser algo para marcar o início de um novo ciclo e também a criação de momentos de risadas, carinho, conforto e muitas coisas incríveis”, finaliza.

Isabella faz aniversário no dia 15 de setembro. Os pais já planejaram uma pequena comemoração apenas em família e também já garantiram uma linda surpresa para a debutante.

De princesa a editorial de moda

Apesar dos 15 anos ser marcado pelo dia de princesa da debutante, os looks são variados durante a realização do book, desde vestidos glamourosos até looks mais descolados.

“Não são todas que querem vestidos de princesas, o estilo que elas escolhem varia muito. Tem garotas que sonham em se vestir de princesa, com look delicado ou floral, e outras que querem bem tutorial de moda, mais mulherão e despojado”, explica Magda.

A fotógrafa precisou investir nos vestidos e hoje tem seis peças, uma bem diferente da outra. “O que acontece muito é que a menina se vestir de princesa é uma realização e sonho da mãe, então cerca de 95% das mães desejam que a filha faça de princesa. Mas fazemos fotos da garota com vários looks”.

Foi o que fez Isabella, que desde os 7 anos já teve muitas ideias sobre os momentos ligados à festa e decidiu fazer as fotos com dois estilos de roupas. “Ao longo dos anos fui tendo gostos e interesses diferentes e decidi fazer o ensaio usando um pouco do meu estilo atual, mas também não queria apagar as ideias da minha criança. Com base nisso optei por looks de princesa para marcar toda a fantasia que me remete à infância e looks mais modernos e descolados para marcar minha essência atual”.

Por Ingrid GUARESCHI