Bombeiros de Rio Preto doam sangue para o Hemocentro

Vinte e um bombeiros rio-pretenses doaram sangue nesta sexta-feira, no Hemocentro local. A iniciativa faz parte da campanha estadual ‘Bombeiro Sangue Bom 2019’, que começou no dia 1º deste mês e vai até 31 de julho.

“Todo o efetivo do 13º Grupamento de Bombeiros, que atualmente é de 370 homens e mulheres, atuando em mais de 90 municípios da nossa região está engajado nesta campanha”, informa a tenente Márcia Perpétua de Souza, chefe do Setor de Comunicação Social da corporação.

Segundo ela, o objetivo da ação é promover e incentivar a doação de sangue em larga escala para os bancos de sangue do Estado, que nesta época estão com os estoques muito baixos, o que acaba afetando a realização de procedimentos médicos que necessitem de sangue ou plasma.

“Estamos na 16ª edição da campanha. Julho foi escolhido porque é o mês de férias escolares e época de inverno, quando cai de forma significativa o número de pessoas que procuram os hemocentros para fazer a doação de sangue. Além disso, a ação #SangueBom2019 também faz parte das comemorações do Dia do Bombeiro Brasileiro, celebrado em 2 de julho”, acrescenta a oficial.

De acordo com Márcia, toda a população está convidada a participar da campanha, fazendo as suas doações junto aos bancos de sangue locais. “O processo para doação de sangue é bastante simples e rápido, o doador não corre o risco de contrair doenças e o sangue é compensado pelo organismo em três semanas”, finaliza.

QUEM PODE FAZER A DOAÇÃO DE SANGUE:

– Os doadores precisam ter entre 18 e 65 anos;

–  estar em boas condições de saúde:

– ter, no mínimo, 50 quilos,

–  no dia da doação deve estar bem descansado e alimentado;

– deve evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

– apresentar um documento original com foto.

Daniele JAMMAL

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS