BOA AÇÃO: Prainha de Ubarana receberá limpeza subaquática

Uma ação de um grupo de mergulhadores do projeto Rio Limpo fará, pelo segundo ano consecutivo, a retirada de todo lixo do fundo do rio da prainha de Ubarana, a partir de amanhã, às 9h.
Coordenador do grupo, Flávio Garcia Leal, 38 anos, empresário, explicou como surgiu a ideia. “Somos uma equipe que pratica pesca subaquática. Então, durante os mergulhos nós vemos muito lixo dentro de água. Com isso resolvemos desde o ano passado fazer uma ação para retirar esse lixo dos locais durante a época que a pesca é proibida”, afirmou.
Entre os lixos retirados dos rios, os mergulhadores encontraram no ano passado vários objetos incomuns, como barco velho, chassi de carro, porta, janela, pneu, entre outros.
“Em 2017 fizemos três ações. Fomos às cidades de Ubarana, Mendonça e Buritama e recolhemos quase cinco toneladas de lixo”, disse Leal, que contou que uma das ações de 2017 chegou a ter 50 pessoas.

“Somos em 15 mergulhadores, de toda a região. Mas o pessoal sempre vem participar também e nos ajuda. Em uma das ações no ano passado foram 50 pessoas participar e ajudar a limpar as prainhas. Não fazemos somente a limpeza subaquática. Também limpamos toda a beirada da prainha”, explicou.

Leal finaliza explicando o objetivo da ação. “O lixo não faz parte do habitat do peixe. Então, a nossa intenção mesmo é fazer o bem para a natureza e conscientizar a população”, encerrou.
A próxima ação do Rio Limpo acontecerá na prainha de Sales, no dia 18 de fevereiro.

Por Marcelo SCHAFFAUSER

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS