Biblioteca Itinerante envolve alunos em criação de e-book

Aproximadamente 300 crianças são atendidas, por semana, na Biblioteca Itinerante – projeto da Secretaria de Cultura de Catanduva que visita as escolas municipais voltadas ao Ensino Fundamental I. O ônibus conta com mais de 500 itens em seu acervo, e estaciona nas unidades de ensino às segundas e terças-feiras, das 8 às 16 horas.

Livros e DVDs ficam à disposição da criançada, como forma de incentivo à leitura. Oficinas literárias, desenvolvidas no projeto, dão forma a um processo colaborativo, que envolve diretamente os alunos, que resultará num e-book, com desenhos e textos desenvolvidos pelas crianças.

O título interativo terá histórias, canções e ilustrações. Como fonte de pesquisa estão sendo utilizados o hino da cidade e o livro ‘A cidade que mudou de nome’. O processo consiste em criar um vínculo entre as personagens e as crianças, que ainda confeccionam chaveiros e fazem jogos com palavras.

“A criação do e-book permite que as crianças tracem um paralelo dos novos formatos digitais e os livros físicos, mostrando, assim, que a tecnologia – aliada à leitura tradicional – pode ser uma grande fonte de diversão, bem como o videogame, tablet e outros equipamentos tecnológicos”, disse a secretária de Cultura, Cris Anovazzi.

Com o projeto em andamento já foram criados quatro personagens, com destaque para a Bruxinha, símbolo da Cidade Feitiço, e Viajante, que consta na letra do Hino Municipal.

“A forma como os livros são oferecidos às crianças influenciam no interesse pela leitura. A apresentação e o processo colaborativo na criação do título, da forma como desenvolvemos, contribuem no estímulo e gosto pela literatura”, ressaltou Rafael Back, coordenador do projeto.

O projeto, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municpial de Educação, atende aos alunos do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. A Biblioteca Itinerante também será levada para eventos em geral e nos bairros, com atividades que ainda estão sendo programadas pela Secretaria de Cultura.

 Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS