Biblioteca está com inscrições abertas para Núcleo de Literatura

Foto Divulgação

Aulas são gratuitas e 20 vagas estão disponíveis em três turmas; proposta une leitura, escrita e literatura

A Secretaria Municipal de Cultura iniciou neste ano, uma nova modalidade nos Núcleos de Artes e Cultura – a de Literatura. São três turmas com encontros semanais – duas às terças, uma no horário das 16h30, outra às 19h e a terceira turma às quintas, também às 19h. Há algumas vagas remanescentes, cerca de 20, divididas entre as três turmas e que ainda estão com inscrições abertas. O curso é gratuito, livre e voltado a pessoas alfabetizadas de todas as idades.

Dhoje Interior

As aulas têm como propósito, além dos conhecimentos de organizações de linguagem, gêneros e ferramentas literárias, o envolvimento do aluno com todas as faces que envolvem a literatura, como arte, cultura, política e sociedade. O objetivo do curso é formar um ‘cidadão literário’, alguém que, a partir de prática de leitura e escrita, possa se desenvolver pessoalmente e desenvolver ações culturais para a comunidade.

Nas oficinas serão ofertadas técnicas que podem ser usadas em toda escrita literária. Os conteúdos são pensados e produzidos, exclusivamente, com exercícios e desafios de escritas provocadas pelo instrutor.

Os alunos também terão à disposição todo acervo da Biblioteca Municipal que tem torno de 44 mil exemplares que podem ser consultados e/ou emprestados. Os encontros são indicados pra quem quer aprimorar sua escrita e/ ou até mesmo pra quem quer se iniciar na vida literária, pois a troca de textos permitirá um olhar mais técnico e crítico do seu trabalho.

A ideia é fomentar a leitura e a escrita técnica e crítica das mais diversas linguagens literárias, além de oferecer a população a oportunidade de conhecer, trocar e produzir uma Literatura local baseada na própria existência e na história viva da vida em São José do Rio Preto e suas riquezas.

A nova modalidade foi criada pelo anseio da população, inclusive por alunos de outras modalidades artísticas que passaram a escrever seus próprios textos artísticos. A ideia foi então apresentar os estilos literários e aproximas as pessoas do processo criativo por meio de um ateliê literário livre.

As aulas acontecem no auditório do Centro Cultural Daud Jorge Simão 1.° andar – (prédio da Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa).

Para se inscrever basta levar cópia de comprovante de residência e do RG, além de uma foto 3×4 no Complexo Swift (Núcleo de Artes e Cultura) – Av. Duque de Caxias, 3900 – Jardim dos Seixas – de segunda a sexta, das 8h às 18h ou diretamente do Centro Cultural Daud Jorge Simão 1.° andar – (prédio da Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa), nos horários das aulas.

Da REDAÇÃO