Benefícios dos animais de estimação

As pesquisas que comprovam os benefícios dos animais de estimação na vida do ser humano começaram em meados de 1960 nos Estados Unidos.

Depois de muitos estudos e observação, ficaram claros os benefícios desta interação. Pensando nisto, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) criou um Grupo de Estudos sobre a Interação Humano e Animal (GE-INTERHA) para financiar pesquisas que demonstrem a importância dos animais de estimação para a qualidade de vida das pessoas.

Esta convivência é capaz de melhorar a autoestima, diminuir problemas do coração e auxiliar a família na diminuição do estresse, na queda da pressão em hipertensos e, principalmente, de melhorar a interação social. Em um estudo realizado recentemente, ficou comprovado que, em geral, as famílias que têm animais de estimação gastam menos com remédios. Além disto, foi criada a Terapia Assistida por Animais, que pode ser aplicada em diferentes casos médicos, com grandes melhorias para os pacientes. Alguns casos mais conhecidos são os tratamentos de idosos e de crianças com paralisia cerebral, autismo ou hiperatividade.

Os cães e gatos são muito usados, pois são os animais mais próximos do ser humano. As suas visitas causam melhoras sociais, emocionais, físicas e mentais de pacientes em tratamento. Acariciar um animal, por si só, já ajuda o paciente a relaxar. Cães e gatos também servem como companhia para idosos solitários, evitando a depressão.
Pensando no benefício que os animais de estimação trazem para os seres humanos, o Pet Shop D+ criou a Campanha de Solidariedade à ONG FAUNA PROTETORA. A cada 100 compras realizadas na loja será doado um saco de ração de 15 kg para essa ONG que cuida de animais abandonados. Participe! Seja Solidário!

 

Da Redação

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS