Banco de sangue do Beneficência pede doações de homens curados do Covid-19

O Banco de Sangue do hospital Beneficência Portuguesa em Rio Preto está pedindo doações de sangue de homens que tenham se recuperados do Covid-19 há mais 30 dias. A coleta será utilizada para homoterapia, um tratamento alternativo no combate a doença.

“A hemoterapia não é um tratamento novo. Inclusive, foi de grande ajuda durante o surto da Gripe Espanhola. Ela consiste em utilizar o plasma com os anticorpos para controlar a doença. Ainda não existe uma cura em definitivo para o coronavírus, mas hemoterapia costuma diminuir em 50% a taxa de mortalidade e o tempo de internação em casos graves”, explicou o hemoterapeuta e responsável pelo Banco de Sangue, Manoel Calvalcante de Albuquerque.

Dhoje Interior

O médico também explicou o motivo de apenas homens poderem doar para esse tratamento. “Em alguns casos, a mulher pode estar gravida e não saber, ou ter sofrido um aborto espontâneo. Nestes casos, a mulher costuma desenvolver alguns tipos de anticorpos específicos que podem ser potencialmente graves para os receptores”, comentou.

Outros critérios para doar sangue devem ser atendidos, com ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e estar saudável. As doações no Banco de Sangue podem ser agendadas pelo número (17) 3211-5454.

“Estamos com o estoque baixo, então precisamos também dos doadores comuns. Com a pandemia, o número de doações caiu bastante já que as pessoas estão evitando sair de casa, mas não é necessário motivo de preocupação, já que estamos agendando todas as doações para evitar aglomerações”, comentou Albuquerque.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior