Banco de Leite Humano está com déficit de 50%

O estoque no Banco de Leite Humano de Rio Preto está em baixa. “A doação de leite é muito sazonal, então, a queda de doações costuma acontecer no período que vai de dezembro a fevereiro, em função das festas de final de ano e das férias escolares.

E as mães que são as doadoras, elas viajam, ou recebem parentes na residência, ou ainda têm filhos mais velhos que estão de férias escolares, e acabam tendo outros afazeres, não tendo tanto tempo assim pra fazer a coleta do leite em domicílio. Então consequentemente o estoque cai e é isso que estamos enfrentando neste momento”, afirma a enfermeira e gerente do Banco de Leite Humano, Priscila Celina Bonomo.

Dhoje Interior

A média de bebês atendidos por mês é em torno de 120 a 130 bebês prematuros internados. “No mês de dezembro tivemos 88 litros de leite pasteurizado sendo que, geralmente, a média mensal de litro de leite pasteurizado é de 120 a 130 litros. O ideal seriam 200 litros por mês e está bem abaixo”, afirma a enfermeira.

A mãe que queira ser doadora de leite precisa estar amamentando exclusivamente o seu filho e ter um excedente para doar, ou seja, atender a demanda do filho e ainda sobrar leite.

“A mulher que quiser doar o leite para ajudar os estoques só precisa estar saudável, apresentar as sorologias dos últimos seis meses de HIV, HTLV, sífilis e hepatites. Caso ela não tenha esses exames, conseguimos repetir aqui. E o importante é que a mãe não esteja fazendo o uso de medicações que contra-indiquem o aleitamento materno”, frisa.

Priscila explica que caso a mãe que queira ser doadora, já saiba coletar o leite, é feito um cadastro por telefone. “E caso ela não saiba, nós agendamos um horário pra ela vira até o banco e fornecemos o frasco, a máscara e todos os materiais necessários, pra ela coletar o leite na residência dela”, finaliza Priscila.

Em Rio Preto, o banco de leite vai até a casa da doadora e busca o alimento que a doadora coletou e congelou. No banco, esse leite passa por todo processo de controle de qualidade, pasteurização, para depois ser distribuído, e é oferecido um frasco esterilizado para a mãe manter a coleta na próxima semana.

O leite coletado tem o critério de distribuição, exclusivamente para o bebê prematuro internado em UTI neonatal.

O Banco de Leite Humano fica localizado na avenida dos estudantes, nº 1886, no bairro Jardim Novo Aeroporto. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 13h. Para mais informações 173214-3422.

 

Por Verônica MAESTRELLA