Balcão de Emprego divulga vagas e empresas parceiras realizam as contratações

FOTO GUILHERME BATISTA

Há muita gente que ainda está em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Após ter alta de 13,1% no mês de março, a taxa de desemprego atinge atualmente no país cerca de 13,7 milhões de pessoas. Com isso, muita gente recorre a serviços como os balcões de emprego para conseguir um trabalho.

Em Rio Preto, a Secretaria do Trabalho e Emprego oferece o serviço Balcão de Emprego, na qual empresas parceiras divulgam as vagas disponíveis para contratação. A pasta apenas intermedia o processo entre empregador e interessado. É importante ressaltar que quem faz as contratações são as empresas que divulgam as vagas e não a Secretaria do Trabalho e Emprego.

Diariamente cerca de 150 pessoas deixam currículos na secretaria, interessadas em uma colocação no mercado de trabalho. “A gente vai até as empresas procurar essas vagas junto com os empresários e traz essas vagas para o balcão de empregos. As pessoas interessadas nessas vagas ou acessam na internet pelo site da prefeitura ou vem ao Poupatempo ou aqui na secretaria, mas a secretaria não contrata ninguém. A gente envia os currículos para as empresas interessadas”, afirmou o secretário da pasta, Edimilson Favaron.

Aproximadamente cerca de 130 vagas de emprego para as mais diversas funções são oferecidas no sistema, que são anunciadas por 15 dias e retiradas quando preenchidas. A qualificação profissional é um fator importante para a conquista da vaga desejada. Para isso a secretaria também oferece, rotineiramente, cursos de profissionalização, no intuito de melhorar o currículo do interessado, para estar apto ao mercado de trabalho.

Quem estiver à procura de uma vaga no mercado de trabalho pode procurar a Secretaria do Trabalho e Emprego, que fica na Rua Ondina, 216, Redentora, ou na praça laranja do Poupatempo ou ainda cadastrar o currículo no site da prefeitura de Rio Preto (www.riopreto.sp.gov.br). A Secretaria de Trabalho é responsável pela triagem de todos os candidatos, mas é na empresa que a seleção é feita de acordo com o perfil desejado pelo empregador.

Por Priscila CARVALHO

 

 

 

 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS