Aumento de leitos para cada 100 mil habitantes mantêm Rio Preto na fase Laranja

O governo de São Paulo fez, nesta sexta-feira (7), a décima avaliação das regiões do Estado e divulgou a classificação por fase em cada uma delas, tendo como base o quadro do avanço da Covid-19 e as taxas hospitalares no Estado. Mais uma vez, o aumento do número de leitos salvou Rio Preto da fase Vermelha do Plano São Paulo, tanto que o número de ocupação de leitos de UTI é de 79,7% – 0,2% a mais do que o balanço da semana passada, mas o número de vagas de UTIs saltou de 19,7 para 23,1 leitos para cada 100 mil habitantes.

Com isso, pela terceira vez consecutiva, Rio Preto escapa de ser rebaixada para a Fase mais restritiva do Plano São Paulo, na qual somente os serviços essenciais podem funcionar.

Dhoje Interior

Segundo Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional, no Estado como um todo os índices são positivos onde houve a queda nos três índices prioritários: houve uma queda de 10% no número de casos, 7% no número de internações e 4% no número de óbitos.

Vermelhas – As regiões de Registro (Vale do Paraíba) e Franca continuam na fase Vermelha.

Rio Preto – Com a manutenção de Rio Preto na fase Laranja, continua o atual regramento de funcionamento do comércio com mini-lockdown de domingo a terça-feira e a abertura das atividades comerciais de quarta a sábado, por seis horas diárias. Os estabelecimentos comerciais devem continuar mantendo somente 20% de sua capacidade.

Horários de funcionamento:

Comércio de rua: das 10 às 16 horas – de quarta a sábado – (domingos, segundas e terças-feiras fechado);

Shoppings: das 13 às 19 horas – de quarta a sábado – (domingos, segundas e terças-feiras fechado);

Serviços: das 9 às 15 horas – de quarta a sábado – (domingos, segundas e terças-feiras fechado).

Lei Seca – Até o próximo dia 10 de agosto, continua proibida a venda de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos comerciais de Rio Preto durante as 24 horas do final de semana e de segunda a sexta-feira das 20h às 6h.

Fechados – Neste final de semana, dias 8 e 9 de agosto,  todos os supermercados e hipermercados de Rio Preto ficarão fechados para o atendimento ao público. Estes estabelecimentos poderão apenas ter atendimento delivery.

O faseamento de cada região dependerá da capacidade do sistema de saúde. São considerados os fatores de taxa de ocupação de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) por pacientes com Covid-19, leitos UTI Covid-19 para cada 100 mil habitantes na região e evolução da epidemia: número de casos, número de internações e número de óbitos. Essa troca de fase poderá ser alterada para mais flexível ou menos flexível, conforme o cumprimento de cada protocolo que inicialmente será feito a cada sete dias e posteriormente a cada 14 dias.

O próximo balanço que pode mudar a fase de Rio Preto do faseamento do Plano São Paulo acontece na próxima sexta-feira, 14 de agosto.

Olímpia – Com a manutenção da regional de Barretos na fase Laranja, o município de Olímpia continua por mais uma semana no regramento que já vinha sendo cumprido, com o funcionamento do comércio em geral, shoppings e serviços por no máximo quatro horas consecutivas e com 20% de capacidade máxima.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal Dhoje Interior