Aumento da população idosa desperta procura por curso de cuidador em Rio Preto

A metodologia do curso é bastante dinâmica, conciliando teoria e prática num mesmo contexto. Foto: Divulgação

A expectativa de vida em São José do Rio Preto é superior a 75 anos e a cidade é a quinta no ranking do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade. Essa realidade mobiliza uma cadeia de necessidades para o bem-estar da população idosa, que se torna um público muito importante. Foi por esse motivo que Adriana Ferreira, 42 anos, optou por trabalhar como cuidadora de idosos.
Apesar da experiência de cinco anos, ela fez questão de participar do curso na área promovido pela Secretaria do Trabalho e do Emprego em parceria com a ETEC Philadelpho Gouvêa Netto.
“Quando soube que abriria turma para esse curso e que seria ministrado por profissionais da ETEC, fui das primeiras da fila para me inscrever. A gente precisa se atualizar e superar vícios que surgem ao longo do tempo para se manter bem no mercado”, compartilha.
Realizado nas dependências da própria instituição de ensino, a turma de 30 alunos tem aulas de segunda a sexta-feira, no período da manhã.
Jorge Pereira, 49 anos, trabalha com Recursos Humanos, mas achou oportuno participar do curso para aplicar o aprendizado no dia a dia. “Tenho uma idosa em casa que, embora muito ativa, pode vir a precisar de cuidados específicos. Além disso, não descarto a possibilidade de ver nessa área uma segunda carreira ou possibilidade de negócio”, explica.
A metodologia do curso é bastante dinâmica, conciliando teoria e prática num mesmo contexto. “Existem diversas técnicas que precisam ser ensinadas aos alunos. Então, a gente já aplica aquilo que compartilha para que as ações façam sentido dentro da necessidade do idoso cuidado”, explica a professora Susana Santos.
Os alunos contam com dois laboratórios para aplicação das técnicas aprendidas durante as aulas.

Inscrições para novos cursos

Continuam abertas até 10 de setembro as inscrições para o curso de Assistente de Relacionamento com o Cliente, uma realização com a secretaria em parceria com o Senac São Paulo.
Destinado a pessoas que tenham a partir de 16 anos e o 2º ano do Ensino Médio em diante, o curso oferece 30 vagas e vai formar técnicos capazes de contribuir no gerenciamento de ações para atendimento e relacionamento com cliente em qualquer organização.
As aulas começam em 24 de setembro, de terças às sextas-feiras, no período da tarde, e serão ministradas nas dependências do Parque Tecnológico, que fica no Distrito do Parque. Ao todo, serão 160 horas/aula, com previsão de término em dezembro.
Já de 09 a 13 de setembro acontecem as inscrições para o curso profissionalizante de Operador de Caixa.
Com 30 vagas disponíveis, o curso de 60 horas/aula será realizado de 23 de setembro a 27 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, no Complexo Educacional Núcleo da Esperança, na Estrada Valdomiro Lopes da Silva. Para participar, é preciso ter a partir de 16 anos de idade e ensino fundamental completo.
Os interessados em participar dos cursos podem se inscrever pelo site www.riopreto.sp.gov.br/balcaoempregos, em ‘Inscrições em Cursos’. Também é possível fazer inscrição pessoalmente na sede da secretaria, que fica na rua Ondina, 216, na Redentora. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3211 4950.

Da REDAÇÃO