Atualizar a caderneta de vacinação faz toda diferença à saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação é importante, pois ajuda a evitar de 2 a 3 milhões de mortes por ano, além de ser responsável pela erradicação de doenças. Foto Divulgação

A atualização da caderneta de vacinação deve ser uma prática frequente. É preciso que a população tenha consciência da importância da imunização para a saúde e prevenção de doenças. O período de férias pode ser um momento propício para os pais ir até a um posto de saúde para conferir se as vacinas dos filhos estão em dia. Nessa época, os cuidados devem ser redobrados, pois é um momento de muita interação o que pode aumentar a disseminação de doenças infecciosas.
Nas férias, além do constante contato entre as pessoas, as viagens são bem comuns, o que torna ainda mais importante a atualização da carteira de vacinação.

“O risco não está na viagem. Mas, é preciso estar imunizado, pois quando nos deslocamos para outras regiões, corremos o perigo de ir para áreas de risco. Então, é preciso estar com a vacinação em dia. No entanto, não só nessa época as vacinas precisam estar em dia, isso precisa ser um hábito frequente”, destaca Michela Dias Barcelos, gerente de imunização.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é importante, pois ajuda a evitar de 2 a 3 milhões de mortes por ano. Além de ser um dos responsáveis pela erradicação de doenças. Além disso, as vacinas ajudam a reduzir o risco de infecção, estimulando as defesas naturais do corpo, ajudando-o a desenvolver a imunidade contra doenças.
De acordo Barcelos, a imunização é uma das melhores formas de proteção contra doenças sérias, por isso a importância de manter a vacinação em dia. “As pessoas geralmente deixam para ficar preocupadas com a vacina quando aparece algum surto. Mas é importante que elas saibam que a caderneta de vacinação precisa estar sempre em dia. A vacina é uma das melhores formas de evitar doenças”, comenta Michela.
A gerente comenta que a preocupação com atualização da caderneta não é apenas importante para as crianças. Ela vale também para os adultos.

“Os adultos também precisam ficar atentos à vacinação. Muitos eles não dão muita importância a isso, tanto que muitos adultos nem tem carteira de vacinação. A população precisa dar mais importância esse documento tão importante”, destaca.

Michela orienta também a população a procurar um posto de saúde para conferir a carteira de vacinação. “O calendário de vacinação sofre algumas alterações ao longo do ano. Então, é importante que a população procure um posto de saúde para conferir se as vacinas estão em dia. Caso contrário, é possível realizar a imunização necessária, para evitar contágios de algumas doenças”, aconselha.

Reportagem- Leandro BRITO – Redação Jornal DHoje Interior

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS