Assistência realiza primeiras atividades no Serviço de Convivência para a primeira infância

Foi um sucesso a primeira edição do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) promovida pela Prefeitura de Rio Preto por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas). O novo atendimento lotou as dependências do CRAS Vila Toninho (Centro de Referência de Assistência Social) no dia 22/1, no período da manhã, com participação da Semas e sua equipe do CRAS, ampliando assim o leque de atividades para a população visando a primeira infância.

As famílias (pais e ou responsáveis) com as crianças foram recebidas num ambiente acolhedor e lúdico, recheado de brincadeiras, brinquedos e músicas infantis. Os adultos se divertiram muito com seus filhos e netos, auxiliando nas tarefas monitoradas de desenho e pintura.

Dhoje Interior

Os responsáveis pelas crianças foram orientados sobre o objetivo deste novo serviço e suas formas: atividades no CRAS através de oficinas de brincar, contação de histórias, fantoches, passeios, visitas monitoradas e eventos que farão parte da programação. As ações externas são para conhecer e ocupar os espaços disponíveis de cultura e lazer do município.

A programação é específica para a faixa de zero a seis anos e que, muitas vezes, os familiares não conseguem proporcionar tudo isso ao filho, sendo que a participação nesta convivência do CRAS irá contribuir para o desenvolvimento da criança.

Além das atividades externas, o serviço faz parcerias com outras secretarias que indicam profissionais para tratar de temas sobre cuidados com os filhos e que fortalecem o vínculo com os pequenos, garantindo seu desenvolvimento saudável. Essa atividade inaugural do CRAS gerou bons frutos e conquistou os participantes, na opinião da equipe da Semas. Uma avó comentou que, com certeza, retornará, pois recentemente obteve a guarda do neto e que “precisa aprender a lidar com essa nova realidade”.

O SCFV é um trabalho da Secretaria de Assistência Social com objetivo de fortalecer os laços entre membros da família e também entre a comunidade; promove a integração intergeracional e trocas de experiências. Devido à relevância do trabalho, a Secretaria tem investido fortemente em atividades de prevenção para o público de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

“O Serviço de Convivência para crianças de 0 a seis anos já é oferecido nos CRAS Lealdade e Amizade e São Deocleciano desde 2019 e inclusive se classificou em 16º lugar na seleção nacional do Conselho Nacional de Justiça. É muito importante para o convívio com a comunidade. Os impactos deste serviço são extremamente positivos contribuindo para prevenção da violência, reconstrução de relações familiares, respeito às diversidades, reflexões sobre tudo que cerca a vivência familiar”, disse a secretária da Semas, Patrícia Lisboa.

A aceitação por parte do público foi tão significativa, que os profissionais estão fazendo levantamento da demanda para abertura de nova turma no período da tarde, segundo a coordenadora do CRAS Vila Toninho, Élida dos Santos.

O encontro é feito toda quarta-feira, das 9h às 10h30, no CRAS Vila Toninho.

Telefone: (17) 3218-1811.

Da REDAÇÃO