OLÍMPIA: Arquivo Público ganha sede para armazenamento de acervo e visitação

Lançado em 02 de março de 2018, o Arquivo Público Municipal ‘Dr. Antônio Augusto Reis Neves’ da Estância Turística de Olímpia nasceu como importante ferramenta para gestão documental, fonte de informações sobre atos governamentais, preservação de raízes históricas e do patrimônio municipal.

Agora, o departamento, que estava funcionando provisoriamente no prédio da secretaria de Administração, ganhou uma sede própria. O imóvel, localizado na Rua David de Oliveira, 299 – Centro, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (24), data em que também se comemora o Dia do Padroeiro da cidade, São João Batista.

O Arquivo Público tem a missão de criar metodologia de pesquisa e gestão documental, contemplando proteção especial ao patrimônio científico municipal, disseminando cultura de transparência e controle social e a visão de referenciar o Município na área de gestão documental, por meio de metodologia segura e confiável, servindo de base para tomada de decisões do gestor e atender às demandas da população. O equipamento leva o nome do doutor Antônio Augusto Reis Neves, que foi proprietário do Colégio Olímpia, a partir da década de 40, e fez história no município.

“Vamos trabalhar com a gestão documental e já temos um site para melhorar o acesso às informações. É um trabalho grande, que estamos apenas começando, mas que sabemos que será de grande valor. É um legado de nossa gestão”, discursou a secretária de Administração, Eliane Abreu.

O vereador João Magalhães, líder de Governo na Câmara, ressaltou que “a história de uma cidade se faz pelas pessoas. Há muitos anos, ela estava se apagando e agora o Arquivo Público vem resgatar isso com a visão empreendedora do prefeito Fernando Cunha e de toda a equipe. Precisamos do passado para fortalecer as ações do presente”.

Para Cunha, “estamos promovendo a recuperação urbanística e cumprindo com a nossa obrigação de não perder os marcos da história com o tempo”.

A princípio, a nova sede estará aberta para atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h. Já o site pode ser acessado pelo link https://arquivo.olimpia.sp.gov.br/.

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS