Aposentados começam a receber primeira metade do 13º

Vanderlei Dias pretende economizar a primeira parcela. (Foto Whtsapp)

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) antecipou o pagamento da 1ª parcela do 13º, que começou na segunda-feira (27). Aproximadamente, 30 milhões de aposentados e pensionistas serão beneficiados. Os primeiros beneficiados serão os que recebem um salário mínimo R$ 954.

“Vou guardar esse dinheiro para cobrir eventuais despesas. Sempre no fim do ano a situação fica apertada”, comenta o aposentado Vanderlei Dias, 65 anos. “Não vou mexer nesse dinheiro no momento. Vou guardar para comprar alguma coisa mais pra frente”, afirma o também o aposentado Osvaldo Delamura, 75 anos. Mas não serão todos que irão economizar o dinheiro extra. “Vou pagar dívidas, sem dúvidas. Tenho algumas contas atrasadas”, conta José Vicente Merengel, 70 anos.

Dhoje Interior

“Esse dinheiro pode ter reflexos positivos na economia a curto prazo. O interessante seria os aposentados buscarem negociar as dívidas com juros elevados e pagar as prestações que eles podem pagar. Se houver possibilidade, também é recomendável que guarde um pouco para eventuais emergências”, comenta o economista Roosevelt Bormann Filho.

Na primeira parcela que será paga pelo INSS não serão incididos os descontos. Estes só serão feitos na 2ª parcela, juntamente com o Imposto de Renda. A estimativa é de que R$ 20,7 bilhões sejam injetados na economia durantes os meses de agosto e setembro. Terão direito ao 13º quem recebe o benefício previdenciário, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-acidente e salário-maternidade. Os que recebem Prestação Continuada e Renda Mensal Vitalícia, não têm direito ao benefício.

As datas para o pagamento variam de acordo com o número final do beneficio (digito “1” receberá em 27/8, digito “2” receberá em 28/8, e assim por diante). Para os que ganham acima de um salário mínimo, o pagamento começa a ser feito no dia 3 setembro e também será pela ordem dos números finais do benefício. (Colaborou: Vinicius LIMA)

 

Da REPORTAGEM