Após o Enem, estudantes enfrentam maratona de vestibulares

Ana Beatriz Nogueira estudando para o Vestibular da USP (Foto: Arquivo Pessoal)

A temporada de provas para os Vestibulares 2020 chegou. Após o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os finais de semana do mês de novembro, continuam sendo ocupados por vestibulares em diversas Universidades Estaduais Paulistas.

Sexta-feira, dia 15, foi realizada a primeira fase da Universidade Estadual Paulista (Unesp). E no domingo (17), foi a prova da Universidade Estadual de Campinas  (Unicamp).

Neste domingo (24) a maratona se encerra com a primeira fase da Fuvest, o processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP).

A estudante de cursinho Pré -Vestibular, Whany Franco, 18 anos, vai enfrentar o Vestibular da Universidade Pública Paulista (Famerp) para cursar Medicina. Ela contou que está mais tranquila para este vestibular, pois no Enem estava mais nervosa.

“Apesar da prova ser um pouco mais pesada em relação a exatas, eu estou confiante, mesmo sendo uma faculdade muito concorrida, pois é na cidade em que eu moro, e uma das mais desejadas pelos estudantes de Rio Preto’’.

Aos 18 anos e estudante do Cursinho Pré–Vestibular, Ana Beatriz Nogueira, disse ter estudado o ano inteiro e que agora nos últimos vestibulares do ano, está mais focada em exercícios simulados e redação, pois precisa estar bem tranquila, para cursar Jornalismo.

“Esse ano, já prestei o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), domingo fiz o vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em São José do Rio Preto, e no próximo domingo irei fazer o da USP’’, frisa.

Ela diz que o sistema é completamente diferente do Enem, por ser apenas um dia de prova. O estilo das questões também muda e isso faz com que os estudantes não cansem tanto.

Confira o calendário das provas:

UNESP:  Prova de 2ª Fase: 15 e 16 de dezembro

UNICAMP: Prova de 2ª Fase: 12 e 13 de janeiro

FUVEST/USP: Prova da 1ª Fase: 24 de novembro

Prova de 2ª Fase: 5 e 6 de janeiro

UNIFESP: Provas: 12 e 13 de dezembro.

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA (ITA):  Prova 1ª Fase: 1º de dezembro

Prova 2ª Fase: 12 e 13 de dezembro

Resultado 1ª chamada: 5 de dezembro

PUC SP:  Prova: 1° de dezembro

ESPM SP: Prova: 8 de dezembro

Resultado 1ª chamada: 12 de dezembro

INSPER: Prova 1ª Fase: 22 de dezembro

Prova de 2ª Fase + entrevista de bolsa: 25 e 26 de janeiro de 2020

Resultado da 1ª chamada: 29 de janeiro de 2020

Verônica MAESTRELLA

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS