Aplicativo permite que eleitor vote com documento digital

O aplicativo e-Título, lançado pela Justiça Eleitoral, já está disponível para download em smartphones Androind ou iOS, no Google Play e App Store. Com ele, o eleitor poderá votar com uma versão digital do documento. O aplicativo já será aceito na eleição deste ano.

“As pessoas que fizeram cadastro biométrico já possuem a foto no aplicativo, então não tem necessidade de levar outro documento. Quem não fez o cadastro biométrico, terá apenas os dados do título de eleitor e precisará levar um documento com foto para votar”, explica Mara Andreia Troiano, funcionária do cartório. O aplicativo também mostra onde a pessoa deve votar, Certidão de Crimes Eleitorais e Certidão de Quitação Eleitoral.

Dhoje Interior

Após baixar o aplicativo, o eleitor deve preencher os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, número de inscrição (título de eleitor), nome completo da mãe e nome completo do pai. Depois, basta clicar em “Acessar” e o aplicativo irá gerar uma versão digital do documento, com um QR Code que pode ser utilizado para validar a informação.

Apesar da novidade, a população não demonstrou interesse em utilizar o aplicativo nessas eleições. “Prefiro levar meu documento mesmo”, afirma Vitória Barros da Silva, de 24 anos. “Estou desanimada com a política brasileira, não pretendo baixar o aplicativo”, comenta Leticia Valentim, de 38 anos. Para o mecânico Alexandre Rodrigues, 38 anos, a falta de intimidade com a tecnologia é o principal motivo que o levou a não utilizar o aplicativo. “Não sei como mexer nessas coisas. Prefiro levar o papel mesmo”, afirma.(Colaborou: Vinicius LIMA)

 

Da REPORTAGEM