Aplicativo do Detran permite condutor transferir multas por selfie

A nova função do aplicativo do Detran-SP permite que a transferência de multa seja feita por selfie. A indicação do real condutor pode ser feita quando a infração não foi cometida pelo proprietário, mas por alguém a quem ele emprestou o veículo. Isso permite que a pontuação seja atribuída à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) correta.

Desde junho de 2016, o Detran já oferece a opção do procedimento pelo portal detran.sp.gov.br. Agora, surge mais uma inovação: a indicação por selfie, que pode ser feita para todos os condutores registrados no Estado de São Paulo em veículos autuados pelo Detran.

Dhoje Interior

Para acessá-la, basta estar cadastrado no portal do departamento e baixar o aplicativo, disponível para celulares Android e iOS.

Feito o cadastro, o proprietário deve acessar a opção Indicação de Condutor no app e selecionar a infração. Depois de conferir os dados da infração e do veículo, ele se identifica tirando uma selfie e assinando na tela. Caso o dono do veículo não seja registrado em São Paulo ou até mesmo não tenha CNH, ele pode incluir uma fotografia de um documento de identificação, como o RG.

A professora Mariana Maldonado, não conhecia o aplicativo e achou prática a inovação “É um aplicativo que eu usaria, só de evitar que a pessoa faça isso sem sair de casa e evitar filas, já é bom”, afirma.

Para identificar o condutor que vai receber a autuação, o procedimento é semelhante: preenchimento do CPF, número da CNH, selfie e assinatura. As assinaturas devem sempre ser idênticas às da CNH.

“Facilitaria muito, porque seria uma facilidade pra gente que trabalha o dia todo, tudo que vier pra agregar na tecnologia, é um beneficio”, afirma a nutricionista Josiany Polvani.
Ao fim do processo, o cidadão é avisado que a indicação passará por uma análise, sendo possível que ele acompanhe o status da solicitação pelo app ou pelo portal do Detran.(Colaborou: Carol PASCHOALON)

 

Da REPORTAGEM