Animais são destaque e resgatam tradição do agronegócio no interior paulista

Mais de 2 mil animais, muitos premiados, participaram da feira em Rio Preto neste ano

Consideradas uma das maiores feiras agroempresariais do país, começou nesta quarta-feira, dia 2, a 57ª edição da Expo Rio Preto. O evento, que acontece no Recinto de Exposições ‘Alberto Bertelli Lucatto’, terá em exposição mais de dois mil animais, entre eles, 14 raças de bovinos, eqüinos e ovinos.

Com o número maior de animais nesta edição, a distribuição dos espaços foi remodelada para que as raças presentes nos cincos dias de evento possam desfilar.

Dhoje Interior

A Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã (ABCT) está com 100 animais da raça Tabapuã presentes na feira. São oito criatórios vindos dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Entre os animais, destaca-se a CZT Joalheira, que foi grande campeã da Mostra da edição passada na categoria gêmea. De acordo com o presidente da ABCT, Sérgio Junqueira Germano, o número de animais inscritos para o evento este ano é positivo.

“Teremos na pista um grande campeonato com animais padronizados, assim como tivemos em Uberaba, Minas Gerais, durante a Expozebu, que é considerada a maior feira de zebuínos do mundo”, conta.

O julgamento da raça está marcado para os dias 4 e 5. Outro destaque da Expo Rio Preto é o Carinhoso FIV 05, que é dono do título de ‘Reservado Grande Campeão’ da Expointer, que aconteceu em agosto em Esteiro, Rio Grande do Sul.

O animal pertence ao casal de pecuaristas de São Gabriel do Oeste, Mato Grosso do Sul, João e Gerusa Trivelato. Os dois ainda receberam o prêmio Destaques Correio do Povo conhecido como Oscar do agronegócio.

Além de Carinhoso, outros 11 exemplares do casal, que compõem o plantel Tabapuã da Gê 05, participam da feira, entre eles, Rosário do Greg, atual Campeã Fêmea Jovem da Expozebu.

A expectativa é de que o evento movimente cerca de R$ 7 milhões, o número é maior do que o ano passado, com R$ 5 milhões.

Ainda durante o evento, vão acontecer palestras técnicas, workshops, leilões, julgamentos de raças, exposição de bovinos, eqüinos e ovinos, além de empresas comerciais apresentando seus produtos e serviços.

A 57ª Expo Rio Preto vai até o domingo, dia 6 de outubro, e é aberta ao público. Este ano, são esperados 60 mil visitantes.

Por Vinícius Lopes