Anexo para combater violência doméstica começa a funcionar em março

Foto SMCS

Deve começar a funcionar em Rio Preto, a partir de 18 de março, o Anexo de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Sob a responsabilidade da juíza da 1ª Vara
Criminal, Luciana Cochito, o novo serviço do Judiciário será prestado no 4º andar do
Fórum Central.

Para a viabilização dos trabalhos, Prefeitura e o Tribunal de Justiça de São Paulo vão assinar um convênio em que cederão funcionários para a composição do quadro de pessoal.

O Executivo deve, inicialmente, destinar um assistente social e um psicólogo, atualmente lotados na Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM)
permanecerá à disposição como equipe de apoio.

Segundo o prefeito Edinho Araújo, “o apoio do presidente do TJ, desembargador Manoel Pereira Calças, foi fundamental para esta conquista”. A publicação do despacho da presidência do Tribunal aconteceu nesta terça-feira, no Diário Oficial do Estado.

Na opinião da secretária dos Direitos para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, Maureen Leão Cury, “a instalação do Anexo vai proporcionar maior integração entre os serviços prestados pelo município com a Justiça e a Segurança Pública”. ESTATÍSTICAS
Em 2018, dez rio-pretenses foram assassinadas por seus parceiros. Em um intervalo
de cinco meses, duas enfermeiras do Hospital de Base – Ana Cláudia e Juliana – foram mortas por ex-maridos.

De acordo com estudo do Núcleo de Gênero do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE) realizado em 2017, a cada cinco horas uma mulher sofre algum tipo de agressão em Rio Preto.

Segundo a Delegacia de Defesa da Mulher, foram atendidas 1.717 violações, entre ameaças (987), lesões corporais (724), tentativas de homicídios (5) e uma morte, além da instauração de 150 medidas protetivas. Em média, são registradas cinco ocorrências contra o sexo feminino por dia.

 

Por Daniele JAMMAL

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS