Alarme ganha prêmio mundial por iniciativa de sustentabilidade

Sustentabilidade, essa é uma palavra que está em alta nos últimos anos. Muita gente ainda acredita que ela representa somente o futuro, mas ao contrário, a sustentabilidade significa ações que estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento econômico e material, sem agredir o meio ambiente.

Em Rio Preto, o Instituto Alarme conseguiu mostrar que, mesmo com atitudes simples, é possível conscientizar as pessoas sobre um futuro mais sustentável. Através do projeto “Desperdício Zero”, mais de 510 crianças e adolescentes passaram por um processo de educação ambiental e conseguiram resultados positivos em relação ao desperdício de alimentos. O Instituto foi o vencedor do principal prêmio de sustentabilidade do mundo. Hoje, eles recebem o prêmio em São Paulo.

No instituto, que atende crianças e adolescentes em situação vulnerável, as cinco refeições são preparadas no próprio Alarme, com alimentos da horta que eles plantaram no local. A coordenadora de projetos, Mayara Broto, afirma que eles começaram a perceber o desperdício de alimentos tanto na preparação quanto após as refeições. Durante 15 dias, os alunos participaram de uma gincana, com o objetivo de, ao final, pesar o quanto haviam conseguido diminuir o desperdício. “As turmas mediam a quantidade de resíduos orgânicos que restavam em suas refeições e eram pesadas. Nessa gincana eles aprenderam a importância de diminuir o disperdício. Durante esse período, de 15 dias, que foi realizada a primeira pesagem, nós conseguimos diminuir 175 kg de alimento. Então foi um impacto muito grande.”

Mayara comenta que as empresas, que não sabem o que fazer com os resíduos que sobram, podem entrar em contato com o Instituto Alarme, que eles recolhem esse material para essa iniciativa. O telefone para contato é o 3226-4100.

 

Por Luna Kfouri

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS