ADOÇÃO: Vinte e seis cães e gatos aguardam por um lar no CCZ

Fotos: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Rio Preto está com 26 animais, sendo 18 cães e oito gatos, à espera de um lar. Para adotar, basta comparecer ao local com documento pessoal e comprovante de residência. Apesar de o processo ser simples, antes da adoção é preciso levar em consideração as seguintes condições:

– Toda a família deve estar de acordo com a adoção, afinal, o tempo de vida médio de um cão ou gato é de 12 anos.

Dhoje Interior

– É preciso ter espaço adequado para o animal, de acordo com o porte e as características de cada um.

– Os animais precisam de cuidados periódicos, como vacinação, banho, alimentação e castração para evitar as crias indesejadas.

– Os animais precisam da atenção e do carinho dos donos.

O veterinário do CCZ, Ubirajara Lavor, reforça a importância da posse responsável. “A pessoa tem de avaliar se vai conseguir cuidar do animal. Os cães e gatos são sempre companheiros agradáveis, mas é preciso prever que eles podem ficar doentes e que é responsabilidade do dono cuidar deles”, explica.

Os animais disponíveis para adoção no CCZ estão castrados, vacinados contra raiva e com os exames de leishmaniose em dia. Além disso, estão microchipados, ou seja, possuem um microchip de identificação.

Assim, caso sejam adotados e, depois, abandonados, o CCZ poderá localizar o responsável e acionar os órgãos competentes para tomar as providências legais.

Em média, 15 animais são adotados por mês no CCZ. Apesar dos cuidados diários com os cães e gatos que se encontram no local, o Centro de Zoonoses não funciona como abrigo, ou seja, não recolhe animais de famílias que não querem mais cuidar do pet.

“Esses animais são trazidos pelo Corpo de Bombeiros. Normalmente são animais abandonados em locais públicos e que são agressivos ou estão em situação de maus-tratos”, reforça o veterinário.

SERVIÇO

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

Endereço: Av. Projetada 2, 1.721 – Estância Jockey Club

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: 3231-6494

Outras fotos estão disponíveis no Flickr da Prefeitura: https://www.flickr.com/photos/[email protected]/sets/72157713356653332

Da REDAÇÃO