Acordo altera horários de funcionamento de futuro corredor de ônibus na zona norte

Encontro reuniu o prefeito Valdomiro Lopes, representantes da Acirp e 16 comerciantes da Mirassolândia. Divulgação/ Acirp

Na tentativa de amenizar os possíveis prejuízos aos comerciantes da avenida Mirassolândia, a Prefeitura aceitou algumas das reivindicações e decidiu que restringirá o horário de funcionamento dos corredores exclusivos para ônibus, em fase de implantação. No decreto, consta que os corredores vão funcionar das 5h às 8h e das 16h30 às 19h30. O documento foi assinado após a Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) se reunir com o prefeito Valdomiro Lopes e mais 16 donos de estabelecimentos comerciais da região.
Desde quando os dez corredores de ônibus foram anunciados surgiu a preocupação, por parte dos comerciantes, em relação aos estacionamentos que ficam em frente às lojas. De acordo com eles, a implantação dos corredores exclusivos de ônibus poderia afastar os clientes dos estabelecimentos pela dificuldade em estacionar. As obras, que tiveram início em agosto, foram suspensas.
O presidente da Acirp, Paulo Sader, esteve presente na reunião e afirma que o projeto necessitava de ajustes. “Perguntamos à Prefeitura se era possível dar sugestões. Pedimos para que os ônibus trafeguem do lado esquerdo, mas tivemos a resposta de que isso não seria possível. Segundo o documento, o lado direito, sim, era a via correta.”
A alteração nos horários, segundo o presidente da Acirp, trouxe mais tranquilidade aos comerciantes. “Sempre têm algumas circunstâncias específicas, mas também, por outro lado, sabemos que a questão da mobilidade urbana precisa ser enfrentada.”
Segundo ele, a região norte vai conseguir se adaptar às mudanças depois que os corredores forem implantados.
Os corredores de ônibus fazem parte de um grande plano de mobilidade urbana empreendido pela Prefeitura de Rio Preto para dar mais fluidez ao tráfego e garantir mais qualidade no transporte coletivo oferecido aos rio-preteneses.

Carros poderão trafegar também nos corredores

No decreto consta que fica permitida a ciruculação de veículos automotores, de forma compartilhada, nos corredores destinados aos ônibus do transporte coletivo, nos períodos entre às 19h30 às 5h e 8h às 16h30. Parte do decreto afirma que a permissão de estacionamento no lado esquerdo das vias será mantida.
A manutenção da permissão de estacionamento fora do horário de circulação exclusiva será indicada por placas, nos locais onde hoje é permitido estacionar.

Por –  Luna Kfouri

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS