Ações voltadas ao Outubro Rosa em Rio Preto

Alunas do curso de estética e de Cosmética da UNORP vai promover um dia de beleza a pacientes do setor de quimioterapia do HB. (Foto Divulgação)

Outubro é o mês dedicado às campanhas de conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. No Brasil, a data é relembrada anualmente desde 2002. O rosa, ligada à beleza, a suavidade, à pureza, à fragilidade e à delicadeza, foi a cor escolhida para representar esse período voltado ao cuidado da saúde da mulher.

Como forma de conscientização, vários eventos são organizados em prol do Outubro Rosa. Nesta época, os hospitais do Brasil todo, bem como instituições, realizam campanhas de orientação sobre o câncer de mama e ações de ajuda a mulheres que enfrentam a doença. Em Rio Preto, alguns eventos estão programados para ocorrer entre sexta-feira (19) e sábado (20).

Santa casa
A Santa Casa Rio Preto está organizando um dia de mobilização dedicado à luta contra o câncer de mama. O evento é gratuito e aberto aos colaboradores e comunidade. Quem participar vai ter a chance de acompanhar diversas atividades, como palestras, dinâmicas, bate-papos e cortes de cabelos para a produção de perucas.

Entre as atividades programadas, está a entrega de perucas prontas às pacientes de tratamento de câncer na Santa Casa. O objetivo da ação é passar informações, estimular o diagnóstico precoce, a prevenção do câncer de mama e, o mais importante, oferecer apoio e resgatar a autoestima das mulheres que estão em tratamento contra o câncer.
O evento vai ocorrer na sexta-feira (19), das 9h às 16h, no Estacionamento da Santa Casa Rio Preto (Rua Fritz Jacobs, 1236, Boa Vista).

Unorp
Alunas do curso de estética e de Cosmética da UNORP vai promover um dia de beleza a pacientes do setor de quimioterapia do HB. O evento, organizado em parceria com o grupo Amigos da Cuca, tem como objetivo realizar uma ação solidária para as mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama no Hospital de Base (HB) de Rio Preto.
A ação vai ser monitorada pela coordenadora do curso. As alunas vão maquiar e fazer gratuitamente o design de sobrancelha feito de hena nas pacientes atendidas no setor quimioterápico do Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 50 mulheres devem participar do dia de beleza.

O evento vai ocorrer na sexta-feira (19), das 8h30 às 12h, para pacientes do setor de quimioterapia do SUS, no Hospital de Base.

Bensaúde
O setor de Medicina Preventiva do Bensaúde vai realizar uma atividade especial de conscientização sobre o Outubro Rosa. O objetivo é levar informações relacionadas à importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de conscientiza as mulheres sobre os fatores de risco da doença.

A ação contará também com a participação da consultora de imagem Sandra Andaló, que dará dicas sobre como manter e aumentar a autoestima nesse momento tão delicado; e com a presença da equipe Black Allure, que ministrará uma oficina de amarração de lenços.
O evento está programado para ocorrer no sábado (20), das 14h às 22h, no Shopping Cidade Norte.

Acirp
A Acirp vai realizar neste final de semana da 21ª edição da Caravana da Cidadania. O evento, organizado pelo Conselho da Mulher Empresária e Empreendedora Cidadania, será promovido no sábado (20), na Escola Estadual Doutor Oscar de Barros Serra Dória, no Solo Sagrado, das 9h às 14h.

Durante a ação, a população vai poder desfrutar de vários serviços, como exames de saúde, corte de cabelo, massagens, hidratação de pele e palestras educativas para crianças e adultos. Além disso, a caravana vai oferecer inscrições para o exame gratuito de mamografia. Conteúdo especial: Leandro BRITO

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS